Matéria / Cidades

Saúde de Picos debate políticas públicas para proteção e acolhimento de animais de rua

Membros de ONGs também participaram do encontro

03/03/2021 | Redação
O objetivo do encontro foi discutir ações e políticas públicas que viabilizem o controle da população de animais de rua / Foto: Ascom

O secretário Aldo Gil convocou alguns gestores da Saúde Municipal e membros de ONGs da causa animal, para participarem de uma reunião que foi realizada na tarde desta terça-feira, 02 de março. O objetivo do encontro foi discutir ações e políticas públicas que viabilizem o controle da população de animais de rua, assim como, a proteção e acolhimento dos animais.

Segundo o coordenador do Centro de Zoonoses de Picos, Agenor Martins, a reunião com os gestores de saúde e os líderes das ONGs é voltada para encontrar um denominador comum entre todos e que seja a melhor solução para controlar a procriação de animais de rua.

“Uma das propostas seria a responsabilização dos donos de animais, pois por lei, quem maltrata animal é crime, e quem solta e abandona o animal na rua também está cometendo um crime. Então, uma das nossas preocupações é com a responsabilização dos proprietários. Ninguém é proibido criar, mas desde que crie de forma responsável, pois o animal necessita de um ambiente necessário, como um alojamento, além de ração e cuidados. Então, quem cria o animal deve criar com responsabilidade e domiciliado”, afirmou o coordenador.

Sanya Elaine é presidente da APAPI de Picos e como uma das representantes de ONGs da causa animal da cidade, conta que recebeu o convite para participar da reunião com surpresa e gratidão. Segundo ela, geralmente são os membros das ONGs que cobram do poder público posicionamentos, e nesse caso, Sanya afirma que a iniciativa partiu do secretário de saúde de Picos.

“Hoje o gestor nos chamou, para junto com as outras ONGs, com a gestão e o Centro de Zoonoses, buscarmos soluções de imediato, pois vemos a maior quantidade de animais soltos nas ruas, sofrendo maus tratos e sendo vítimas de envenenamentos e atropelamentos. Então estamos saindo com a proposta para encontrar um local para os animais e dar o pontapé inicial para a castração pública gratuita na nossa cidade”, disse a presidente.

O secretário de saúde de Picos, Aldo Gil, tanto convocou os membros para participarem da reunião, como conduziu a mesma. Segundo o gestor, com o término do encontro ficou definido a elaboração de um projeto sanitário que visa a retirada dos animais das ruas, mas que segundo o gestor, é uma medida protetiva para os animais que sofrem maus tratos nas ruas.

 

Fonte: Ascom SMS

Facebook