Matéria / Cidades

Secretaria de Cultura de Picos cadastrará artistas e músicos para receber auxílio emergencial

Apesar de ainda aguardar essa decisão, em breve, a Secretaria de Cultura iniciará o cadastramento dos artistas

17/03/2021 | Redação
Advogado e músico Artur Júnior e o secretário municipal de Cultura Marcelo / Foto: Reprodução

Impossibilitados de trabalhar devido à crise que se agrava em todo o Piauí, os artistas e músicos são um dos mais prejudicados financeiramente. Como forma de amenizar os prejuízos aos artistas locais, nas últimas semanas, o Governo do Estado do Piauí flexibilizou o funcionamento de bares e restaurantes com música ao vivo até o horário de 21 horas.

Em entrevista a imprensa, o advogado e músico picoense, Arthur Junior, informou que se reuniu com o Secretário Municipal de Cultura, Marcelo do Nordeste, para que a Prefeitura viabilize a inclusão dos artistas e músicos picoenses no cadastro da “Lei Aldir Blanc” do Governo Federal para ajudar e contribuir para a renda desses trabalhadores e trabalhadoras.

De acordo com Arthur Junior, o Secretário de Cultura informou que o Município tem cerca de R$ 360.000,00 reais em caixa provenientes da Lei Aldir Blanc do Governo Federal que contemplou artistas e espaços culturais no ano passado:
“Inicialmente esse recurso teria de ser usado integralmente no ano de 2020, no entanto, como houve essa sobra o montante ficou congelado até que o Governo decidiu que, por conta do prolongamento da pandemia, a verba poderá ser repassada novamente a esses profissionais. No entanto o Governo não decidiu de que forma esse auxílio será liberado e então a gente está esperando uma decisão do Governo Federal para assim que ele liberar a gente possa estar contemplando os artistas”, informou.

Apesar de ainda aguardar essa decisão, em breve, a Secretaria de Cultura iniciará o cadastramento dos artistas e músicos para “quando essa verba for liberada pelo Governo todo mundo já esteja cadastrado e todo mundo já seja contemplado, quem realmente de fato desenvolve a cultura, exerce a arte aqui na nossa cidade, quem de fato é artista, ressaltando que um Conselho decidirá quem se enquadra e poderá ser contemplado com o auxílio”, concluiu.

Com informações do portal “O Povo” de Picos.

Facebook