Matéria / Cidades

Câmara Municipal de Bocaina realiza sessão e aprova projeto de Lei que trata sobre o CACS

A sessão ocorreu neste sábado (27)

28/03/2021 | Redação
Plenário da Câmara Municipal de Bocaina / Foto: AgoraED

A Câmara Municipal de Bocaina realizou na tarde deste sábado (27), mais uma sessão ordinária sob a presidência do vereador José Airton Cipriano (Zé Airton - Progressistas), e que teve como pauta um projeto de Lei do Poder Executivo que foi para segunda votação.

Vereador e presidente da Câmara José Airton Cipriano

Esse projeto de Lei já havia sido aprovado na última sessão em primeira votação, e agora voltou para ser apreciado novamente em segunda discussão, pois o mesmo trata sobre a criação dos Conselhos de Acompanhamento e Controle Social (CACS) do novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

O presidente da Câmara concedeu a palavra aos vereadores para que os mesmos pudessem se pronunciar. O vereador Domingos Sávio (PT), em sua fala na tribuna na casa pediu que quando a secretaria fosse transcrever sua fala para a Ata, que fizesse ela na integra e não como vem acontecendo de forma resumida, pois só assim a população terá conhecimento daquilo que ele fala e expõem para a sociedade.

Vereador Domingos Sávio

Em relação a uma discussão na sessão passada sobre a circulação de um veículo de um grande supermercado da cidade de Picos que vinha buscar pessoas para fazer compras nele, o vereador falou que não existe projeto de Lei que proíba isso e nem requerimento sobre esse assunto, o que ocorreu foi uma fala no plenário de uma reclamação dos comerciantes locais e mais nada além disso.

Sobre as licitações que estão ocorrendo no município o mesmo disse que não tem nada contra, mas que acha muito estranho a quantidade que está sendo realizada durante esse mês de março, e um ponto que o mesmo questionou foi porque em alguns casos antes mesmos delas ocorrerem a comissão desmarca e volta a remarcar logo em seguida. Domingos Sávio ainda falou sobre a licitação da merenda escolar, mas reiterou que não era contra apenas gostaria de algumas explicações, disse ele. O parlamentar inclusive sugeriu que essa licitação fosse transformada em auxílio para as famílias dos alunos, que isso seria bem mais aproveitada, frisou.

O parlamentar falou ainda sobre a pandemia do novo coronavírus e pediu que a secretaria municipal de Saúde do município fizesse algumas barreiras sanitárias, principalmente no percurso da barragem devido a quantidade de feriados nesse mês, e o aumento do fluxo de pessoas de outras cidades que vão se divertir naquele local.

O vereador Cleudo Nilton (Progressistas) iniciou seu discurso convidando a população bocainense para assistirem as sessões da Câmara Municipal, para que muitas das discussões em plenário não sejam distorcidas, se referindo o fato que ocorreu na sessão passada sobre uma van que vem buscar pessoas para fazerem compras em um grande supermercado da cidade de Picos, onde algumas pessoas entenderam que o mesmo queria proibir isso através do Poder Legislativo o que não é verdade, disse.

Vereador Cleudo Nilton

Para o parlamentar, a obrigação de todo vereador é levar para aquela casa legislativa toda e qualquer reivindicação da população de seu município, independente de classe, de partido, de cor ou grupo, pois o mesmo tem a obrigação de levar a insatisfação da população para ser debatida junto aos seus pares, pois é sua obrigação como vereador.

Cleudo Nilton disse que estava indignado com algumas situações que atribuíram ao seu respeito sobre esse assunto, e disse que jamais se posicionaria contra a população, principalmente sendo ela de seu município, concluiu ele.

O vereador Antônio Filho (Tunico - Progressistas), disse que em relação a merenda escolar ela é de suma importância para as crianças e que o município saberá fazer isso da melhor forma possível. Já em relação da circulação da van do supermercado, ele defendeu o vereador Cleudo Nilton dizendo que em nenhum momento o parlamentar havia tratado sobre requerimento ou projeto de Lei em relação a essa proibição, o que o ocorreu foi uma reclamação de parte de população sobre isso, e nada mais foi tratado, disse.

Vereador Antônio Filho

O parlamentar aproveitou para parabenizar o prefeito Erivelto Barros (Progressistas) sobre a autorização para que as máquinas comecem a fazer a recuperação das estradas vicinais do município, e disse ainda que o calçamento do povoado Nova Varjota seja feito em breve, pois a licitação já ocorreu e que em pouco tempo ele deverá iniciar, frisou Tunico.

O vereador Anderson Vieira (Vei Dé – PT), ao discursar na tribuna da Câmara também defendeu o vereador Cleudo Nilton, e disse que seria bom que as pessoas falassem a verdade e não criassem situações que não existem. Sobre as obras que devem chegar no município, ele disse que isso é muito bom, mas sabe que o tramite leva algum tempo até elas iniciarem, frisou ele.

Anderson Vieira disse que é preciso que o município haja mais rápido em algumas situações, e uma delas é a conservação das estradas vicinais que estão bastante deterioradas devido ao período do inverno, então entende que a prefeitura que possui todo o maquinário para isso, faça a recuperação o quanto antes, pois existem lugares que poderão ficar intrafegável, falou ele.

Vereador  Anderson Vieira (Vei Dé)

Sobre a pandemia o vereador falou sobre o fluxo de pessoas que estão indo para a Barragem de Bocaina, e aproveitou para solicitar da secretaria municipal de Saúde que fizesse algumas barreiras sanitárias para dar mais segurança para a população do município, fato que já ocorreu no ano passado logo no início da pandemia, falou ele.

No final da sessão o presidente Zé Airton colocou em votação o projeto de Lei que foi aprovado em segunda votação por unanimidade, e logo em seguida deu por encerrada a sessão.

O presidente logo depois deu início a segunda sessão ordinária para deliberar assuntos administrativos e tratar sobre outras pautas, que depois de debatido foi encerrada também.

 

Da Redação

Facebook