O superintendente de Alta e Média Complexidade da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), Alderico Tavares, fez mais um apelo para que a população fique em casa durante o recesso sanitário que se estende até o domingo (04).
Em entrevista a TV, ele disse que toda a rede hospitalar do Piauí está colapsada, com exceção da região de Bom Jesus, e que há 213 pacientes à espera de leitos clínicos ou de UTI. Diante da situação, as cirurgias eletivas e atendimentos ambulatoriais foram suspensas e só devem retornar em maio.
“Existe o feriadão de Semana Santa, mas nossa rede está colapsada. A única que está com 75% é Bom Jesus. A rede estadual, municipal e federal está colapsada. Faço um apelo para que se cumpram as normas da Vigilância Sanitária para ver se diminui a mortalidade e transmissibilidade do vírus. Temos 62 pacientes na Capital que precisam hoje de leito de UTI e não temos”, desabafa o superintendente.
Alderico Tavares descartou a contratação de leitos na rede privada devido ao alto valor.
“Em fevereiro quando a gente começou a negociação, eles solicitaram uma diária de R$ 5 mil. A gente fez várias audiências de conciliação de não chegamos a um consenso dos valores”, reitera.
Para diminuir a pressão que existe na rede hospitalar, já que muitos hospitais estão com 100% das suas UTIs ocupadas, a Secretaria Estadual de Saúde suspendeu por mais 32 dias as cirurgias eletivas e ambulatoriais nos hospitais da rede pública. A medida entrou em vigor no dia 29 de março.
Por Graciane Sousa
Cidadeverde.com