Matéria / Geral

20 mil piauienses aptos ainda não tomaram segunda dose da vacina contra a covid

Ministério da Saúde informou que pessoas estão aptas a receber a segunda dose, mas ainda não procuraram garantir a imunização. Orientação é buscar os pontos de vacinação e meios de agendamento nos municípios

14/04/2021 | Redação
Idosa recebe vacina contra Covid-19 em Teresina — / Foto: Aline Moreira/TV Clube

No Piauí, 20.158 pessoas ainda não procuraram receber a segunda dose das vacinas contra a Covid-19, segundo o Ministério da Saúde. Destas, apenas uma pessoa não tomou a segunda dose da Oxford/AstraZeneca e as outras 20.157 não tomaram ainda a segunda dose da Coronavac.

Conforme a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), não há informações sobre pessoas que não estão sendo vacinadas com a segunda dose. No estado, mais de 10% da população já recebeu a primeira dose, segundo a Sesapi, totalizando 336.998 pessoas. Destas, 86.616 já receberam a segunda dose.

Segundo o Ministério da Saúde, deste total há 20 mil pessoas aptas que ainda não receberam a segunda etapa da imunização, por diversos motivos. A Sesapi destacou que há doses disponíveis e a aplicação é feita pelos municípios.

No momento, estão recebendo a segunda dose os idosos, profissionais da saúde e profissionais de serviços funerários. Cada município estabelece a logística para a aplicação das doses. Em Teresina, a segunda dose está sendo aplicada mediante agendamento no site da Fundação Municipal de Saúde.

A orientação do Ministério é que todos que estejam aptos, mas ainda não tomaram a segunda dose, compareçam a um posto de vacinação para completar a imunização.

 

Teresina

A FMS informou que, na capital, pouco mais de 2 mil pessoas aptas a tomar a vacina ainda não receberam a segunda dose do imunizante. Do total de mais de 87 mil que já receberam a primeira dose, a grande maioria ainda não está no período ideal para receber a segunda.

Ao todo, a capital já vacinou 87 mil pessoas. Destas, 27 mil já receberam a primeira e a segunda doses. Dentro do total de 87 mil:

 

  • 68,4% - total de pessoas que ainda não receberam segunda dose
  • 65,8% - não receberam segunda dose porque não chegou o prazo ainda
  • 2,6% - atrasadas por diversos motivos (perdeu o prazo, algum impedimento médico, etc).

 

Eficácia depende da segunda dose

Para a vacina da AstraZeneca, a maior eficácia é alcançada quando o intervalo entre a primeira e a segunda doses é de três meses. Para a CoronaVac, o melhor resultado, de acordo com os estudos, ocorre quando a segunda dose é aplicada em um intervalo de 21 a 28 dias.

De acordo com especialistas, a segunda dose é essencial não apenas para proteção individual. Quanto mais pessoas estiverem imunizadas, maior é a barreira criada na comunidade inteira, diminuindo as possibilidades de alguém se infectar.

 

Ritmo da Vacinação

O ministro Marcelo Queiroga afirmou que o Plano Nacional de Imunizações tem capacidade para vacinar até 2,4 milhões de brasileiros por dia.

Mas, segundo ele, o país ainda não tem vacinas suficientes para isso. O ministro afirmou que esse é um problema mundial. Segundo o secretário Executivo do ministério, Rodrigo Cruz, a previsão é de que no segundo semestre o Brasil tenha doses suficientes para vacinar com mais velocidade a população.

 

Abril: 30 milhões de doses

Queiroga voltou a afirmar que para o mês de abril estão garantidas 30 milhões de doses de vacinas. Mas não informou qual vai ser o montante distribuído para os estados, municípios e o Distrito Federal nesta semana.

O ministro não falou em desabastecimento. E disse que a orientação, conforme o último informe técnico do ministério da Saúde, segue sendo utilizar todas as vacinas para a aplicação da primeira dose.

 

Fonte: G1 Piauí (Rede Clube)

Facebook