Matéria / Polícia

Secretaria de Segurança define ações para combater crime organizado no Piauí

operações programadas serão realizadas com participação dos órgãos de inteligência para ajudar nas investigações dos últimos homicídios

11/05/2021 | Redação
Reunião da Secretaria de Segurança do Piauí / (Foto: Divulgação/SSP-PI)

A Secretaria de Segurança do Piauí realizou nesta segunda-feira (10) uma reunião para definir ações de combate ao crime organizado no estado, especialmente contra as facções que estariam ligadas aos últimos homicídios ocorridos em Teresina e Parnaíba.

Segundo o secretário de segurança, coronel Rubens Pereira, a reunião serviu para um planejamento de operações e realinhamento dos órgãos de inteligência em relação aos crimes. O encontro contou com a participação de representantes das Polícias Militar e Civil do Piauí e Maranhão, da Secretaria de Justiça e do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco).

"Esse encontro foi uma extensão de reuniões que estávamos fazendo, em razão dos homicídios de Parnaíba e Teresina. A princípio vamos intensificar as operações de capturas de pessoas que tem mandado em aberto, isso não significa que elas estão ligadas aos crimes organizados", revelou o secretário.

Ainda de acordo com o secretário, operações programadas serão realizadas com participação dos órgãos de inteligência para ajudar nas investigações dos últimos homicídios. A reunião contou com a presença do delegado regional de Timon, que também investiga mortes ligadas a facções.

"Queremos saber se há uma ligação entre esses homicídios e as organizações criminosas. Só podemos ter essa resposta após a conclusão do inquérito. Nesse momento precisamos unir forças e se preciso formar uma grande rede de enfrentamento a organização criminosa. Outras ações de curto e a longo prazo foram definidas, mas não podemos divulgar no momento", destacou.

O Poder Judiciário também foi convidado, mas não compareceu a reunião. O secretário Rubens Pereira revelou que vai propor ao Judiciário a criação de uma vara única para receber e julgar as ações de pessoas ligadas ao crime organizado no Piauí.

Fonte: G1 Piauí e TV Clube

Facebook