Matéria / Geral

Campanha de Vacinação Contra Febre Aftosa é estendida por dois meses no Piauí

Por conta da pandemia do novo corona vírus, a Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa foi estendida e terá andamento por dois meses em todo território piauiense

12/05/2021 | Redação
Campanha de Vacinação Contra Febre Aftosa é estendida por dois meses no Piauí / Foto: Reprodução

Por conta da pandemia do novo corona vírus, a Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa foi estendida e terá andamento por dois meses em todo território piauiense. A imunização de bovinos e bubalinos teve início no dia 01 de maio e segue até 30 de junho. O período de certificação vai até 15 de julho.

O médico veterinário da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) – agência de Picos-, Edilton Pedro, em entrevista ao Portal Grande Picos, contou que os criadores têm a opção de fazerem todo processo de certificação de forma virtual. Os funcionários da agência disponibilizaram seus contatos de telefone para evitar a necessidade de ir até a ADAPI de Picos presencialmente.

Médico veterinário Pedro Edilton (Foto: Arquivo Grande Picos)

“Nós estamos fazendo na Adapi um rodízio de funcionários para ter pouca gente e não gerar aglomeração. Nós estamos fazendo também atendimento pelo Whats App, alguns criadores já tem nossos contatos, e para quem não tem um celular, procure um vizinho, faz a certificação com a gente, manda a nota fiscal e envia para eles o comprovante da certificação, isso para quem não quiser se dirigir até a agência da Adapi”, informou.

Nesta etapa são vacinados os animais de todas as idades. As vacinas devem ser adquiridas nas revendas autorizadas e mantidas entre 2°C e 8°C, desde a aquisição até o momento da utilização – incluindo o transporte e a aplicação, já na fazenda. Devem ser usadas agulhas novas para aplicação da dose de 2 ml na tábua do pescoço de cada animal.

Edilton Pedro falou ainda que na campanha realizada no ano passado no Piauí, foi possível atingir a meta de acima de 90% de vacinação, mesmo em meio à pandemia. O médico veterinário lembrou ainda as sanções que os criadores podem sofrer, caso não façam a certificação do rebanho.

“Os inadimplentes podem ser multados, são impedidos de comprar bovinos e ainda não conseguem formalizar os projetos da propriedade rural junto aos bancos. Se o criador for comprar bovinos, ovinos, suínos, ou qualquer outro animal, e ele estiver inadimplente com a vacina, ele não consegue emitir o GTA (Guia de Trânsito Animal) e por isso ele não consegue vender nem comprar, nem transitar com o animal, por isso que é importante vacinar e certificar”, explicou.

O médico veterinário alerta que mesmo com os prazos estendidos, é importante o criador não deixar para os últimos dias para fazer a vacinação e certificação do seu rebanho.

 

Grandepicos 

Facebook