Matéria / Geral

Inmet emite alerta laranja de perigo de chuvas intensas no Norte do Piauí

O temporal previsto gera risco de alagamento e deslizamento de encosta e é provocado pela Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e a convergência de umidade em baixos níveis

13/05/2021 | Redação
Inmet emite alerta laranja de perigo de chuvas intensa para o extremo norte do Piauí / Foto: Divulgação/Inmet

Por Lívia Ferreira, G1 PI

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de perigo de chuvas intensas para o extremo Norte do Piauí. A previsão é para noite desta quinta-feira (13) até 11h desta sexta-feira (14).

Estão previstas chuvas entre 50 a 100 milímetros/dia. O temporal previsto gera risco de alagamento e deslizamento de encosta e é provocado pela Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e a convergência de umidade em baixos níveis.

"As nuvens que formam a ZCIT conjugadas com o calor faz aumentar a instabilidade, por isso que vai acontecer essas chuvas só no extremo Norte, onde está tendo muita umidade aliado aos ventos mais úmidos", explicou a meteorologista Sônia Feitosa, da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar).

De acordo com o Inmet, 19 municípios do Piauí devem ficar em alerta, são eles: Bom Princípio Do Piauí, Buriti Dos Lopes, Cajueiro Da Praia, Caraúbas Do Piauí, Caxingó, Cocal, Cocal Dos Alves, Esperantina, Ilha Grande, Joaquim Pires, Joca Marques, Luzilândia, Madeiro, Morro Do Chapéu Do Piauí, Murici Dos Portelas, Parnaíba, Piracuruca, São João Da Fronteira e Luís Correia.

Chuvas e ventos intensos são registrados no Norte do Piauí

Chuvas e ventos intensos são registrados no Norte do Piauí

Segundo a Semar, em todo o litoral a previsão será de chuvas mais forte pelos próximos dois dias, a exemplo do que aconteceu na segunda-feira (10) em Luís Correia. Veja vídeo acima.

A meteorologista Sônia Feitosa explicou ao G1 que embora o período chuvoso esteja acabando, chuvas intensas podem ser registradas esporadicamente.

 

"As chuvas mais intensas, com grandes acumulados, já aconteceram. O diferencial é que antes chovia quase todo dia e no fim desse período dá aquela parada, mas de repente pode acontecer chuvas muito fortes", disse a meteorologista.

 

Em Teresina, a previsão é de tempo ensolarado entre nuvens e possibilidade de chuva à noite, os ventos podem ser fracos ou moderados. Para a região Centro-Norte, no geral, é esperado chuvas isoladas e para o Sul, tempo ensolarado.

 

Fonte: G1 / PI

Facebook