Matéria / Geral

Secretaria de Enfrentamento à Covid deixa cargo 10 dias após ser anunciada

O comunicado divulgado pelo Ministério não esclarece os motivos de sua saída, mas nos bastidores é atribuída a pressões do governo que ela não teria aceitado em relação à condução da pandemia

22/05/2021 | Redação
Luana Araújo deixa cargo no Ministério da Saúde / Foto: Redes Sociais

Após 10 dias de seu anúncio ao cargo, a secretária de Enfrentamento à Covid-19, Luana Araújo, deixou o Ministério da Saúde. Em nota, a pasta informou que está em busca de outro nome de perfil técnico e com ‘atuação baseada em evidências científicas’.

 O comunicado divulgado pelo Ministério não esclarece os motivos de sua saída, mas nos bastidores é atribuída a pressões do governo que ela não teria aceitado em relação à condução da pandemia. Ainda no comunicado, a pasta agradece Luana pelos serviços prestados. 

"O Ministério da Saúde informa que a médica infectologista Luana Araújo, anunciada para o cargo de secretária extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, não exercerá a função. A pasta busca por outro nome com perfil profissional semelhante: técnico e baseado em evidências científicas. A pasta agradece à profissional pelos serviços prestados e deseja sucesso na sua trajetória", diz a nota da pasta.

Luana Araújo é formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduada em epidemiologia na Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos. Ela havia sido anunciada para o cargo no último dia 12 pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. 

No dia em que ela foi anunciada, o GLOBO mostrou que a infectologista tinha feito manifestações contrárias ao uso de cloroquina, hidroxicloroquina e ivermectina no tratamento contra a doença, inclusive em pacientes com sintomas leves.

No Twitter, ela afirmou que se tratava de "neocurandeirismo" e destacou o "Brasil na vanguarda da estupidez mundial" ao comentar uma postagem de apoio ao uso da hidroxicloroquina na rede social. Depois da publicação da reportagem, a médica apagou sua conta na rede social.

 

Fonte: Meio Norte

Facebook