Matéria / Politica

ARTIGO: Pandemia exaltou ainda mais a importância dos enfermeiros

A pandemia exaltou muito mais a imprescindibilidade dos enfermeiros

26/05/2021 | Redação
Maia Filho / Foto: Picos40graus

Por: Maia Filho, Superintendente de Representação do Piauí em Brasília e ex-deputado federal

Os enfermeiros têm atuado na linha de frente desde o primeiro instante do anúncio da pandemia mundial. Mais do que nunca, a crise sanitária provocada pelo coronavírus comprovou a essencialidade destes profissionais, que se dedicam por longas horas para ajudar no controle da doença. Indispensáveis para a sociedade, são os primeiros a entrar em contato com os pacientes, por isso são uma classe que precisa exponencialmente de valorização.

Em meio aos problemas de saúde neste momento, importante destacar que é necessário avançar bastante para garantir condições de trabalho que levem ao bem-estar dos enfermeiros. Rever carga horária, fornecer equipamentos e remuneração adequados se faz imprescindível sempre. Não somente por conta da pandemia, já que a categoria é essencial no sistema de saúde em qualquer situação.

Há muitos desafios dentro da realidade dos enfermeiros que precisam ser ultrapassados. Um aspecto valioso nessa discussão é assegurar que os recursos destinados à área da saúde sejam realmente direcionados para melhorias no setor. Além disso, é fundamental reconhecer a dedicação destes profissionais na assistência à sociedade. Na mesma medida em que cumprem cargas horárias extensas, muitos precisam abrir mão da presença dos familiares para protegê-los da Covid-19.

A pandemia exaltou muito mais a imprescindibilidade dos enfermeiros. Eles merecem destaque diante do papel desempenhado em um cenário delicado e ainda novo, mesmo após um ano da presença do vírus.

Facebook