Matéria / Geral

Defesa Civil reconhece estado de calamidade pública no Piauí por causa da covid-19

Ocupação de leitos de UTI no estado está acima dos 90%

27/05/2021 | Redação
Pacientes à espera de leitos de UTI no Piauí / (Rede Clube/Piauí)

 

A Secretária Nacional de Proteção e Defesa Civil reconheceu, nesta quinta-feira (27), estado de calamidade pública em todo o território piauiense, devido à pandemia da Covid-19. O governador Wellington Dias (PT) emitiu o decreto no dia 20 de maio, que tem validade de 180 dias.

O reconhecimento foi publicado nesta quinta (27) no Diário Oficial da União e autoriza o governo estadual a fazer de forma emergencial aquisições sem realizar licitação, desde que sejam para atender a situação de calamidade pública, como compra de vacinas e equipamentos para hospitais.

No decreto, o governador explicou que a pandemia tem repercutido de forma negativa nas contas públicas:

"A referida crise impõe o aumento de gastos públicos e o estabelecimento das medidas de enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do novo coronavírus", afirmou o governador no decreto.

Ainda, segundo o decreto estadual, "fica autorizada a mobilização de todos os órgãos estaduais e municipais para atuarem sob a coordenação da Secretaria de Estado da Defesa Civil", além da "convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta ao desastre e realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade", bem como "o aumento de gastos públicos e o estabelecimento das medidas de enfrentamento da emergência de saúde pública".

 

Casos de covid-19

O Piauí já registrou quase 270 mil casos confirmados e mais de 5.800 mortes pela Covid-19, desde março de 2020, segundo os dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde. Apenas duas cidades não registraram mortes pela doença, entre os 224 municípios piauienses.

 

Vacinas

Na tarde de ontem, chegaram ao estado mais 90.440 doses de vacinas. Com essa nova remessa de imunizantes, a secretaria vai iniciar a vacinação de trabalhadores de transportes aéreos e portuários.

“Vamos iniciar à vacinação de dois novos públicos formados pelos portuários e aeroportuários, essa população está contemplada no Plano Nacional de Imunização. Isto no possibilitará avançar ainda mais na imunização da população piauiense”, disse o secretário da Saúde, Florentino Neto.

Menos de 10% da população recebeu as duas doses da vacina contra a doença. A ocupação de leitos de UTI Covid adulto está em cerca de 90% na capital e em 99% nos hospitais do interior do Estado.

 

Com informações: G1 Globo Piauí e R7 Record

 

Facebook