Matéria / Geral

Médico Kelson Veras diz que reinfecção por covid-19 é evento raro

O infectologista explicou quais as chances da reincidência acontecer

02/06/2021 | Redação
Kelson Nobre Veras / Foto: Divulgação

Após um grupo de idosos e funcionários da casa Frederico Ozanam, abrigo localizado na zona norte de Teresina, se reeinfectarem por coronavírus mesmo após receberem a 1ª e a 2ª dose do imunizante no início deste ano, questionamentos sobre a efetividade da vacinação têm vindo à tona. No entanto, especialistas reforçam que a imunização tem sim eficácia e explicam o porquê. Para esclarecer essas dúvidas, o GP1 entrevistou o médico infectologista Kelson Nobre Veras

O médico explicou à nossa reportagem como essa situação, considerada de rara reincidência, pode ocorrer. O especialista ressalta, no entanto, que as chances de reinfecção são extremamente baixas, devido ao poder de imunização das vacinas.

“A eficácia das vacinas disponíveis no Brasil contra as formas graves e óbitos pela covid-19 é extremamente elevada, podendo chegar a mais de 90%”, declarou.

De acordo com o infectologista, há chance de reinfecção, porém com a população devidamente vacinada, as possibilidade de que a situação evolua para um quadro mais grave são bem menores. Aliado a isto, estão as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), como o isolamento social e a utilização de máscara.

“No momento atual com as vacinas disponíveis o mais importante não é o fato de a vacina evitar que você contraia covid-19, pois, com algumas vacinas isso ocorrerá mais ou menos facilmente. O que valorizamos atualmente com as vacinas disponíveis é o fato de que, mesmo que você contraia o vírus após vacinação a chance de ter a doença que lhe coloque em risco de vida são extremamente reduzidas”, finalizou Veras.

Vacinação no Piauí

O Piauí já recebeu 1 milhão de doses de vacina, dessas, mais de 720 mil já foram aplicadas. Os números podem ser visualizados através do Vacinômetro disponibilizado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).

Hoje, o Piauí já tem 269.732 casos de coronavírus confirmados, com um total de 5. 863 óbitos, conforme o Painel Epidemiológico. Teresina é a cidade com maior caso de infecções, somando 94.054 pessoas ao todo.

 

Fonte: GP1

Facebook