Matéria / Geral

Sinduscon solicita ao Governo e Prefeitura programação para vacinação do setor da construção e industrial

O Sindicato ainda reforça medidas para segurança nos canteiros de obras na pandemia

04/06/2021 | Redação
O Sindicato ainda reforça medidas para segurança nos canteiros de obras na pandemia / Foto: Ascom

O Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon Teresina) solicitou ao Governo do Estado do Piauí e à Prefeitura Municipal de Teresina uma programação para vacinação do setor da construção e industrial. Atualmente, estados vizinhos, como o Maranhão, estão vacinando os funcionários desses segmentos, já inclusos no plano nacional de vacinação como prioritários.

Mesmo na pandemia, o setor não parou de funcionar, sendo responsável por uma injeção econômica positiva em todos os estados. Aliado ao bom desempenho, é fundamental reforçar as medidas de segurança dos trabalhadores, no que diz respeito aos equipamentos e, consequentemente, para conter o avanço do coronavírus. O presidente do Sinduscon Teresina, Guilherme Fortes, reforça que essa é uma importante atenção para a categoria.

Ele ainda pontua que avaliar as possíveis falhas e riscos que podem ocorrer é uma medida eficiente. Garantir e verificar equipamentos como cintos de segurança, maquinários usados nas obras, elevadores, andaimes suspensos, rampas, instalações hidráulicas e elétricas, por exemplo, são peças-chave. O presidente também acrescenta que no ramo da construção civil há mais de 30 Normas Regulamentadoras (NRs) vigentes no Brasil todo.

São normas que estabelecem regras e orientações, por exemplo. Guilherme Fortes destaca que tudo isso para aumentar a segurança dos operários no canteiro de obras. “Essas normas foram desenvolvidas e pensadas para definir o que pode ou não ser feito. Assim, é imprescindível segui-las e, além disso, fomentar uma cultura de segurança na equipe, estimulando o uso correto dos equipamentos. Em época de pandemia, atenção redobrada sempre”, frisa.

É de responsabilidade dos empregadores fiscalizarem constantemente a utilização dos equipamentos e os funcionários devem assumir o compromisso de sempre usarem. O início da vacinação visa somar ao propósito do setor de seguir contribuindo para o bem-estar dos funcionários e com o crescimento do Piauí.

 

Fonte: Ascom 

Facebook