A Secretaria Municipal de Saúde de Bocaina iniciou na manhã desta quarta-feira (09), a imunização dos professores efetivos da rede municipal, onde estar sendo aplicada a primeira dose da vacina da Fiocruz / AstraZeneca. Essa etapa da vacinação faz parte do cronograma do Programa Nacional de Imunizações - PNI, por determinação do Ministério da Saúde, com o objetivo de coordenar as ações de imunizações.
Segundo informou o secretário municipal de Saúde de Bocaina, Edilberto Dantas, nessa primeira etapa de vacinação dos professores ativos que atuam no município, tanto foram contemplados os da rede municipal como também da rede estadual, pois a SESAPI enviou através do Ministério da Saúde 98 doses da Fiocruz / AstraZeneca, então para essa categoria todos devem ser vacinados.
Secretário Municipal de Saúde Edilberto Dantas
O secretário informou também que durante essa semana estava acontecendo a vacinação contra a Covid-19 para pessoa com comorbidade, e que hoje foi a vez dos professores, e que para as outras categorias vai depender do envio de mais doses do Ministério da Saúde, já que existe todo um cronograma do PNI para ser seguido, disse ele.
“Nós estamos seguindo criteriosamente o programa estabelecido e vamos continuar assim, pois só para se ter uma ideia, o nosso município sempre esteve desde do mês de abril desse ano, entre os dez primeiros a cumprir a meta”, falou Edilberto Dantas.
A imunização teve início às 07h30 no Posto de Saúde Jomásio dos Santos Barros localizado na Rua Osvaldo Cruz no bairro Bela Vista e segue até o meio dia quando deve encerrar o atendimento. De acordo dom Francivânia, técnica de enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde de Bocaina, caso falte algum professor hoje que por algum motivo justo não possa tomar a vacina, ele pode procurar a secretaria amanhã quinta-feira para tomar sua dose, falou ela.
A secretária municipal de Educação do município, Simone Granjeiro, que esteve no posto de Saúde acompanhando a vacinação dos professores da rede municipal, falou que aquele momento era histórico e renova as esperanças para que em breve a vida possa voltar ao normal. “Assim como em nossas vidas também estamos muito esperançosos para que a partir da vacinação dos professores, também chegue logo para os alunos de nosso município”, disse ela.
Fonte: Ascom