Matéria / Politica

Russos garantem entregar doses da Sputinik em julho

O governador Wellington Dias (PT) participou, nesta terça-feira (15), de reunião com representantes do Fundo Soberano Russo

15/06/2021 | Redação
Governador Wellington Dias / Foto: Ascom

O governador Wellington Dias (PT) participou, nesta terça-feira (15), de reunião com representantes do Fundo Soberano Russo. Os representantes garantiram ao governador que entregará a vacina Sputinik V em julho. Devido a quantidade, a remessa será por lotes. O Fundo Russo disse que a capacidade de produção vai determinar o cronograma de entrega. 

A reunião contou com todos governadores dos Consórcios Nordeste e Amazônia Legal. O governador Wellington Dias afirma que ficou acertado que  Fundo Soberano Russo vai apresentar o cronograma de entrega da doses da vacina Sputinik V nos próximos dias.

“Na agenda do Fundo Soberano Russo com os governadores do Nordeste e da região da Amazônia  tivemos um acerto para que seja mantido o contrato de 37 milhoes de doses, o contrato em que já na proxima semana apresentam o cronograma da entrega”, conta o governador.

Segundo o que foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), inicialmente serão entregues 1% das doses, equivalente a 1,5 milhão.

Os estados do Nordeste receberão:

  • Bahia – 300 mil doses. 

  • Maranhão – 141 mil doses. 

  • Sergipe – 46 mil doses. 

  • Ceará – 183 mil doses. 

  • Pernambuco – 192 mil doses. 

  • Piauí – 66 mil doses  

O governador destacou os “esforços” do Instuto Gamaleya, desenvolvedor da vacina Sputinik V, e do Fundo Soberano Russo para o Brasil adquirir as doses. Wellington Dias voltou a ressaltar que a vacina é eficaz.

“Também temos experiência de países menores  onde 75% da população foi vacinada e já praticamente sem infecção, adoecimento, óbito em razão da Covid-19. Portanto muito importante para salvar vidas no Brasil”, disse.

Fonte: Cidade Verde

Facebook