O Hospital Justino Luz, em Picos, passará a realizar, pela primeira vez, cirurgias eletivas. A partir de agora a unidade oferece cirurgias de vesícula, de hérnia, histerectomia e pequenos procedimentos, como laqueaduras.
Os novos procedimentos começam a ser realizados no mês de agosto e as consultas de avaliação já no mês de julho.
A triagem será feita pelo HYDRA, sistema de regulação do SUS, que direciona os pacientes que precisam de cirurgia no Piauí para os hospitais de referência.
A diretora técnica da Fundação Estatal Piauiense de Serviços Hospitalares ( FEPISERH), órgão que administra o Hospital, Nara Nunes, explica que serão selecionados os pacientes da macrorregião de Picos que aguardam na fila de espera. “Essas pessoas passarão a ser atendidas na sua região e não vão mais precisar se deslocar até Teresina para ter acesso a esse serviço de saúde”, destaca a diretora.
A Diretora do Hospital Justino Luz, Samara Sá, destaca que as cirurgias vão obedecer os protocolos de prevenção à Covid-19. “ Sabemos da demanda que tem na região. Com esse recurso será possível agilizar a realização das cirurgias, diminuindo assim o tempo de espera de quem está na fila”, afirma.
O presidente da Fepiserh, Ítalo Rodrigues, destaca que a ampliação dos serviços do Hospital Justino Luz está sendo feita com muita responsabilidade e planejamento. “ O Justino Luz vem recebendo investimentos contínuos para a melhoria da sua infraestrutura e capacitação da sua equipe técnica. É com esse investimento que conseguimos, agora, dar esse importante passo para a saúde do Piauí”, afirma Ítalo.
Fonte: Ascom