Atualmente, as causas do Poder Judiciário se tornaram cada vez mais onerosos por causa do amontoado de milhares de processos sem resolutividades.
Para resolver a morosidade do Judiciário, os instrumentos da Mediação e Arbitragem vêm se fortalecendo como meio extrajudicial de solução de conflitos, à medida que proporciona à sociedade uma alternativa para que a Justiça seja mais rápida e eficiente.
Por meio da Constituição Federal de 1988 e do Código de Processo Civil, se estimula cada vez mais o uso de métodos de soluções consensuais de conflitos, tendo em vista a sociedade ainda estar marcada por uma cultura exacerbada de litigância.
Em tempos de pandemia, a Mediação e Arbitragem se mostram ainda mais importantes em razão do aumento da judicialização e consequentemente morosidade processual.
Enquanto princípios e preceitos básicos, a Mediação e a Arbitragem buscam a segurança, rapidez, economia, o respeito mútuo e o sigilo absoluto, prestigiando o diálogo entre as partes levando em consideração as necessidades de cada um.
Quer saber mais sobre Mediação e Arbitragem?
Conheça a 1ª Câmara de Mediação e Arbitragem do Vale do Guaribas (CAMVAG) e você saberá todas as informações necessárias para solucionar seu problema. A inauguração está prevista para o dia 26 de julho (segunda-feira) em Picos.