O diretor do Sindicato dos Bancários do Estado do Piauí, Fábio Neiva, alerta à população sobre o aumento dos crimes bancários durante a pandemia.
De acordo com o bancário, os golpes e falsificações aumentaram 80% durante a pandemia.
“Entre os principais golpes estão a confirmação de dados bancários, onde os criminosos solicita, informações dos clientes através do telefone e de sites. Compras em sites falsos, o golpe do boleto alterado, clonagem do WhatsApp e troca de cartões”, disse Fábio Neiva.
Ainda de acordo com o presidente, a troca de cartões acontece nas próximas agências e tem com o vítimas idosos e pessoas com dúvidas no meio digital. “Os criminosos são sempre pessoas bem vestidas e muito educadas, ao oferecer ajuda e trocar os cartões, eles pegam o cartão da vítima e realizam saques e transferências. Muitas vezes a vítima só percebe o crime após sair da agência”.
Ao ser vítima de algum desses crimes é preciso buscar a Polícia Civil e registrar um Boletim de Ocorrências.
“É importante ressaltar que instituição bancária não faz cobrança por telefone e nem pede dados de confirmação bancária por ligação ou qualquer outro meio. Se ocorrer isso, não repasses seus dados e busque a agência bancária”, ressaltou o sindicalista.
Com informações do Portal Picos 40 Graus