A cidade de Bocaina através da Secretaria Municipal de Saúde com apoio da gestão do prefeito Dr. Erivelto de Sá Barros, aplicou a primeira dose da vacina Pfizer contra a Covid-19, nesta quarta-feira (25), em jovens com idade de 18 anos e demais pessoas que não puderam comparecer anteriormente em outras datas da campanha.
Aproximadamente 200 pessoas receberam a primeira dose da Pfizer, na Unidade Mista de Saúde Jomásio dos Santos Barros, que atendeu público da zona urbana e rural de 11 micro áreas.
A vacinação aconteceu através da equipe de profissionais composta pelas técnicas em Enfermagem, Lucelma Vieira e Francivânia Mendes, as agentes comunitárias de saúde Neidegone e Vanderli Santos, a enfermeira do PSF Maria Rosa, e o médico do Centro Covid, Dr. Rodrigo Rocha.
A jovem Luzielly Santos, 18 anos, é moradora da comunidade Sussuarana, localizada na zona rural. A vacinação para ela é um momento de alívio e maior segurança.
“É um momento de alívio, porque a gente se sente mais seguro em questões de sair de casa para resolver algumas coisas que são necessárias e com a segunda dose vai ficar melhor ainda”, disse a jovem.
O coordenador de imunização da campanha de vacinação contra a Covid-19, Vando Sampaio, destaca que o sucesso da campanha se dá graças a gestão do prefeito Erivelto por prestar todo suporte e ainda ao imediatismo na obtenção das doses quando chegam na regional de saúde em Picos.
“O sucesso na campanha em Bocaina, por estar praticamente finalizando hoje essa faixa etária, é devido desde o início, a organização, ao plano que criamos junto a Secretaria de Saúde com todo apoio da gestão municipal do Dr. Erivelto com relação a agilidade na aplicação das doses. Recebemos as doses no dia e quando não começamos aplicar no mesmo dia, já no dia seguinte damos início com todo suporte, transporte, com as vacinadoras à disposição todos os dias da semana e toda equipe da Estratégia se Saúde da Família. Tudo isso vem ocasionando realmente o sucesso da campanha”, detalhou.
O coordenador disse ainda que as equipes irão fazer a busca por pessoas que no primeiro momento recusaram a vacina. “Iremos buscar com os agentes de saúde nas residências para que façam uma entrevista com eles e sabermos o motivo que estão recusando a vacina e a gente ver uma forma de trazer eles até a sala de vacinação”, concluiu Vando Sampaio destacando a ampla divulgação dos dias de vacinação que se dá através do agendamento com ACSs, bem como por meio de informativos nas redes sociais.
O prefeito Erivelto Sá reforça que a vacinação é um compromisso que a gestão tem e sempre estará prestando todo apoio no que for necessário.
“Enfatizo que desde o início da pandemia nos preocupamos com as medidas preventivas e que ao iniciar a campanha de vacinação estamos sempre rentes no que for necessário para agilizar e otimizar a imunização dos bocainenses”, frisou o prefeito.
O secretário de Saúde, Edilberto Dantas, ressalta que para tratamento da Covid, o município dispõe do Centro Covid instalado na UBS Alberto Umbelino, na Vila Criola, com atendimento médico de Dr. Rodrigo Rocha e Dr. Renato Guilherme.
“Toda síndrome gripal é direcionada ao Centro Covid, onde o médico orienta o paciente a se observar e também já os antibióticos necessários. Certo de que a Covid não tem um medicamento específico, mas que existe os antibióticos para qualquer infecção que é prescrito pelo médico e o paciente fica se observando para fazer o teste no momento certo”, destacou o secretário.
Em Bocaina estão registrados apenas dois casos ativos leves que estão em isolamento domiciliar e não há nenhuma internação.
Veja mais fotos
Fonte: Cidadesnanet