Em pronunciamento a sessão da Câmara Municipal de Picos, o vereador Chaguinha informou aos colegas e à população que viajou a Teresina nesta semana para reivindicar a instalação do Instituto Médico Legal (IML), cobrar a regularização dos três meses de salários atrasados dos(as) servidores(as) contratados(as) do Hospital Regional Justino Luz e demandar obras de pavimentação para nossa cidade.
O vereador Chaguinha explicou que a reunião foi articulada pelo Deputado Estadual, Nerinho, para estabelecer o entendimento entre todos que viabilize imediatamente a instalação do IML em Picos:
“A princípio, entramos em contato com o deputado Nerinho para explicar os problemas e as dificuldades enfrentadas pelas pessoas que são obrigadas a irem a Floriano ou a Teresina para acompanhar as perícias e conseguir as liberações dos corpos dos seus familiares. Prontamente, o deputado Nerinho convocou uma reunião com os deputados Pablo Santos, Severo Neto, Carlos Augusto e Belê Medeiros para programar uma reunião com o secretário de saúde, Florentino Neto, o secretário de segurança, Coronel Rubens, e a secretária de administração, Ariane Benigno. Na oportunidade, a vereadora Dalva Mocó e o vereador Maté também participaram da reunião que ocorreu na sede da Secretaria de Administração e Previdência do Piauí (SEADPREV) que é órgão que controla os prédios públicos do Estado do Piauí".
De acordo com Chaguinha, atualmente os exames de corpo de delito são realizados na cidade de Floriano porque uma decisão judicial impede a cidade de Picos de realizar esses procedimentos:
"Existe uma decisão judicial que impede a cidade de Picos de realizar exames de corpo de delito e perícias médicas por não dispor de local com condições dignas e adequadas para esses procedimentos. Porém, é inaceitável uma cidade como Picos, de quase 80.000 habitantes, não contar com um Departamento Médico tão essencial à população. Além do momento de luto e de tanta tristeza, as pessoas ainda têm que submeter o corpo do seu familiar a uma espera de 10 ou 12 horas. Isso é humilhante e intolerável!", afirmou.
Na reunião, ficou acertado que o secretário de segurança pública, Coronel Rubens, estará em Picos na próxima segunda-feira, dia 30 de agosto, às 8 horas, para visitar o Hospital Regional Justino Luz, a Delegacia da Polícia Cívil e o antigo prédio da Policlínica para que um desses prédios públicos seja destinado para instalar e funcionar o IML de Picos o mais rápido possível.
"Então, depois de todas as explanações dos deputados e vereadores presentes, chegou-se ao entendimento que precisamos fazer algo urgente para agora. Por isso, o secretário Coronel Rubens estará em Picos na segunda-feira às 8 horas. A priori, a assessoria jurídica do Governo do Estado, em entendimento com o Juíz do Trabalho de Picos, assinarão um termo de ajuste de conduta e pôr em funcionamento o mais rápido possível o IML. A cidade de Pìcos já tem toda a estrutura pessoal para funcionamento deste departamento, como: peritos, agentes, transportes para translado dos corpos e biológos à disposição", concluiu.