A Secretaria Municipal de Saúde de Picos, através do CAPS II e CAPS AD, realizou nesta sexta-feira, 10 de setembro, o dia “D” de prevenção ao suicídio. A ação que faz parte das atividades da campanha do Setembro Amarelo, foi voltada para todos os profissionais da saúde para falar sobre os cuidados e estratégias que devem ser tomados com pessoas portadoras de transtornos mentais. A atividade foi realizada às 09:00h no CAPS II, no bairro Ipueiras.
Na ocasião, foi realizado uma roda de conversa com os profissionais da saúde, além dessa ação, foram realizadas peças teatrais relacionadas ao tema, e um momento musical, com a banda de música de Picos.
De acordo, com a Coordenadora do CAPS II, Aurilândia Leal, conhecida como Maninha, o trabalho do CAPS II e das UBS é orientar as pessoas sobre os fatores de risco, “O nosso trabalho realizado com essa temática do Setembro Amarelo, é principalmente orientar as UBS em relação aos fatores de risco, porque a UBS é que fica à frente a comunidade, através dos agentes de saúde, então a gente está intensificando esses profissionais a ter um olhar mais amplo em relação aos sinais de alerta, para eles estarem dentro do domicílio orientando as famílias”, explicou a Coordenadora.
Aurilândia Leal, ainda falou sobre como as pessoas podem ter acesso aos serviços do CAPS II, “O CAPS funciona da seguinte maneira, existe a demanda livre, qualquer pessoa pode chegar no serviço, quando a pessoa é de forma livre, ou seja, vem de forma espontânea, vai encontrar profissionais de nível superior de todas as áreas para fazer o acolhimento e em seguida fazer uma triagem. E existe também a demanda encaminhada que ocorre através da UBS, quando eles percebem que a pessoa necessita de um acompanhamento psiquiátrico”, contou a Coordenadora.
Na oportunidade, o Psicólogo do CAPS II, Robson Dias, destacou a importância da campanha do Setembro Amarelo no desenvolvimento de prevenção a vida. “É de suma importância a campanha do Setembro Amarelo, para que a rede interceptora possa cada vez mais assumir essa responsabilidade conjunta de prevenção ao suicídio, bem como, também para que a própria população aprenda e saiam compartilhando informações de onde pessoas com transtornos psíquicos podem encontrar ajuda e uma rede de proteção” finalizou o Psicólogo.
Diversos integrantes da SMS participaram da ação, como Coordenadores, enfermeiros, psicólogos, e demais colaboradores que lidam diariamente com pessoas que necessitam deste tipo de atendimento.