O presidente da Câmara Municipal de Picos, o vereador Francisco das Chagas de Sousa, o Chaguinha (PTB), solicitou ao Governo do Estado na sessão ordinária desta quinta-feira (16), que coloque em pleno funcionamento a Casa da Gestante e a Casa de Parto Normal em Picos.
Segundo Chaguinha, as obras estão prontas, mas até o momento encontram-se abandonadas.
“É importante que o Estado tome as providências necessárias e coloque em funcionamento. São obras públicas que foram construídas com recursos da Rede Cegonha do Ministério da Saúde e que estão prontas para servir a comunidade, mas abandonadas” disse.
O vereador ressaltou que a preocupação maior com o abandono, são assaltantes que estão invadindo o local e furtando objetos.
“A nossa preocupação maior é com os elefantes brancos que eles estão se tornando. São obras que já estão prontas para servir a comunidade desde 2017, e a nossa principal preocupação é por conta das visitas dos bandidos que estiveram lá, quebrando portas e roubando todas as instalações elétricas, torneiras e tudo da Casa da Gestante” frisou.
Chaguinha disse ainda, que o Governo do Estado precisa tomar uma atitude urgente e colocar os órgãos em pleno funcionamento.
“O estado precisa tomar as providências necessárias para colocar em funcionamento. Além de colocar em funcionamento, além de colocar o serviço à disposição da comunidade, ainda tem a geração de empregos que vai ter nesses órgãos, de enfermeiras, de médicos, de atendentes, de técnicos de enfermagem, de vigilantes. Ou seja precisa-se tomar uma atitude urgente” pontuou.
Diante da situação que se encontra a Casa de Apoio a Gestante, o Bebe e a Puérpera do bairro Morada Nova o presidente da Câmara conclamou que os demais vereadores também cobrem de seus deputados Estaduais da base do Governo do Estado do Piauí a abertura e funcionamento não só desse órgão como também do Centro de Parto Normal, que fica anexo ao Hospital Regional Justino Luz.
“Eu tenho pressionado, conversado com os deputados, com o secretário. Vamos colocar em funcionamento os dois urgentemente antes que se tornem ‘Elefantes Brancos’. Essas obras foram iniciadas em 2015 e terminadas em 2016/ 2017 de lá para cá nunca fizeram a colocação dos móveis. O Centro de Parto Normal só faltava as centrais de ar hoje já tem as centrais de ar, já tem todas as camas, já tem todo o material para o parto humanizado. Não custa nada nós fazermos aqui um ofício, não custa nada nós aqui ligarmos para os nosso deputados, não custa nada a gente intervirmos junto ao nosso secretário de Saúde e pedir que dê uma atenção porque são dois órgãos que podem entrar em funcionamento gerando mais empregos e principalmente dando condições melhores e mais confortáveis para as nossas gestantes”, colocou Chaguinha.
Fonte: Ascom