Matéria / Politica

Vereador Wellington Dantas defende a permanência da Reitoria do IFPI em Picos e solicita ajuda aos agricultores familiares e as pessoas que sofrem com a seca

De acordo com ele, é dever da Gestão Municipal dá assistência, apoio e incentivo aos agricultores familiares

08/10/2021 | Redação
Vereador Wellington Dantas em seu discurso na sessão da Câmara Municipal de Vereadores de Picos (PT) / (Fotos: Agora ED)

 

Em sessão da Câmara Municipal de Picos dessa quinta-feira, 07 de outubro, o vereador Wellington Dantas (PT), questionou quais os motivos para que o Governo autorize a transferência da Reitoria do Instituto Federal do Piauí de Picos para Floriano: 

"O Instituto Federal do Piauí criou a 'Reitoria do Centro-Sul' que é sediada em Picos. Entretanto, o Prefeito de Floriano está tentando mover uma ação junto ao senador Ciro Nogueira para transferir essa reitoria para sua cidade. O documento é muito objetivo e determina que a Reitoria seja sediado no município de Picos. O Diretor do IFPI de Picos garantiu que conversou com o prefeito, Gil Paraibano, para impedir que isso aconteça. Vamos vê qual vai ser a posição do atual Ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, se vai vestir a camisa de Picos ou de Floriano. Esperamos que seja de Picos!", afirma

 

Requerimentos

O vereador Wellington Dantas apresentou requerimento solicitando da Prefeitura de Picos, em parceria com o Governo do Estado, que faça escavações de barreiros nas propriedades rurais dos agricultores familiares para garantir a captação de água no período chuvoso.  

 

De acordo com ele, é dever da Gestão Municipal dá assistência, apoio e incentivo aos agricultores familiares:

"Sabemos que a seca vem sendo predominante há muitos anos na nossa região. Devido as escassez das chuvas, os agricultores familiares estão passando por diversas dificuldades tanto de trabalho como de sobrevivência. Por isso, peço a Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria de Agricultura, que busque parceria com o Governo do Estado para realizarem escavações de barreiros para que os pequenos agricultores possam armazenar água. Peço que ajudem o mais rápido possível essas pessoas a terem água para consumo e para sua criação de animais ou irrigação de pequenos plantios. Isso tudo pode ser feito, só depende de planejamento e, sobretudo, de querer fazer", pontua.

 

Em outro requerimento, Wellington Dantas requer do Coordenador Regional da Agespisa que faça reforma e manutenção da caixa d’água do Morro da AABB que está danificada e causando desperdício de água:

"O companheiro Zacarias Teixeira me trouxe a reclamação dos moradores e das moradoras do Morro da AABB que a caixa d'água do bairro está quebrada e deteriorada. Então, solicitamos da Agespisa a revitalização ou substituição da caixa d'água da comunidade e também, que sejam revitalizadas todos os reservatórios de água que apresentarem problemas para que possa funcionar plenamente sem desperdiçar água e sem causar danos mais graves à população".

 

Por fim, ele reforçou o seu discurso de 15 (quinze) dias atrás que sugere a aprovação de um Projeto de Lei Municipal que multe às pessoas responsáveis por desviarem e desperdiçarem água na zona rural. Segundo ele, desviar água é atitude desumana e desonesta que prejudica muitas pessoas que necessitam e sobrevivem carentes de água. 

 

Facebook