Matéria / Cidades

Câmara de Santana realiza sessão e discute queimadas na área do município

Para alguns vereadores a maioria das queimadas tem sido provocada de forma criminosa

09/10/2021 | Redação
Plenário da Câmara Municipal de Santana do Piauí / Foto: AgoraED

A Câmara Municipal de Santana do Piauí realizou na noite desta sexta-feira (08), sessão ordinária que foi presidida pelo vereador e presidente da casa, Marcos Vinícius Leal (Vinícius – MDB), onde tinha como pauta a discussão de queimadas criminosas por parte de pessoas estranhas que vem causando prejuízos aos agricultores do município, além de causa danos ao meio ambiente.

Na pauta de sessão ainda tinha dois requerimentos que foram apresentados pelos vereadores Antônio de Hercília (Progressistas) que pedia a empresa Equatorial Cepisa a troca de alguns postes na localidade Lagoa Seca, zona rural do município, e também do vereador Ismael Borges (PSD), que solicitava da prefeitura de Santana do Piauí a construção de quatro lombadas, sendo dois na comunidade de Pedra Furada e os outros dois na localidade Camarada, ambos zona rural, mas que é cortada pela PI – 245, que limita com o município de São José do Piauí.

A vereadora Clarete Rabêlo (Progressistas) que fez uso da tribuna da Câmara disse que se solidarizava com as famílias que perderam seus entes queridos nos últimos dias no município de Santana, mas que Deus mostraria uma forma de confortá-los, mesmo sabendo que a dor da perda é muito grande, disse ela.

Vereadora Clarete Rabêlo

Clarete Rabêlo aproveitou também a sessão para informar que nesta sexta-feira pela manhã, a mesma juntamente com o vereador Antônio de Hercília receberam a visita do deputado estadual, Pablo Santos (MDB), que foi a cidade visitar as obras de pavimentação poliédrica que algumas ruaras que já foram feitas, e outras que estar sendo executado o serviço, pois são mais de 5 mil metros quadrados de calçamentos que chegou ao município através de uma indicação parlamentar sua, falou ela.

“É muito bom que o deputado além de mandar os recursos também venha visitar as obras que estão em andamento, até porque é sempre uma oportunidade para que eles possam cobrar mais recursos para a cidade, e que no final do dia ficou muito feliz, pois o empreiteiro ligou para ela dizendo que em breve as obras de calçamentos serão concluídas, e que ficou satisfeito com a visita do deputado no trecho em execução”, frisou.

A vereadora ainda convidou todos os presentes para participarem da palestra do “Outubro Rosa”, que acontecerá no plenário da Câmara Municipal no próximo dia (14) de outubro onde terá como palestrante a médica Saraajane Batista, que falará sobre a prevenção ao câncer de mama.

A vereadora Elenilsa Helena (PSD), disse que esteve recentemente com a prefeita Maria José (Progressistas) tratando sobre um projeto de calçamento que foi destinado pelo deputado estadual Georgiano Neto (PSD), que a principio estava destinado para algumas ruas da sede, mas que conversando com a gestora ela teria informado que aquelas ruas do projeto em discussão já estavam contempladas com outro projeto, e que pediu que ela fizesse um novo projeto contemplando algumas localidades da zona rural, o que foi feito e agora vai para o planejamento e aguardar os próximos passos para que a obra se inicie.

Vereadora Elenilsa Helena

As localidades que serão contempladas com o calçamento serão Queimada da Ema, Engano, Lagoa Seca, Lagoa dos Marcelinos, Barro e Brejinho, pois depois de refazer o projeto a mesma levou para a prefeita que assinou a autorização para que as obras pudessem chegar nessas comunidades rurais.

“Eu fui muito bem recebida pela gestora que se prontificou a ajudar assinando a autorização, e em seguida a vereadora acrescentou que o que for melhor para o município podem contar com o seu apoio, pois é preciso primeiro ver as necessidades da população, depois vem as questões políticas, e que estar à disposição de todos para somar e multiplicar”, disse ela.

O vereador Ismael Borges (PSD) iniciou sua fala defendo seu requerimento que pede a construção de quatro lombadas, sendo dois na comunidade de Pedra Furada e os outros dois na localidade Camarada, ambos zona rural, mas que é cortada pela PI – 245, que limita com o município de São José do Piauí.

Ismael também disse que esteve com a prefeita Maria José tratando sobre a perfuração de um poço artesiano para resolver o problema de água na sede do município, mas que teria ouvido da gestora que a prefeitura não tinha como ajudar a Agespisa, pois a empresa tem deixado a desejar e com isso ficava difícil atender esse pleito. O parlamentar informou que esteve lá para ver a possibilidade de a prefeitura ter alguma área de terra disponível para doar para a Agespisa para que fosse perfurado um poço, mas que saiu triste com o que ouviu e lamentou o pouco empenho dela nesse sentido.

Vereador Ismael Borges

O edil também cobrou do presidente da casa para ver a questão das constantes quedas de energia do prédio da Câmara, pois a situação estar difícil assim também como o sistema de informática, concluiu ele.

O vereador João Guilherme (MDB) iniciou sua fala lamentando e criticando o veto do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), sobre a obrigatoriedade do governo através do SUS quanto a distribuição gratuita de absorvente menstrual na rede pública, pois os absorventes menstruais são destinados para estudantes de escolas públicas, mulheres em situação de rua, ou em situação de vulnerabilidade social extrema, presidiárias e apreendidas, o que é incompreensível, disse ele.

Vereador João Guilherme

João Guilherme também lamentou em não ter participado da sessão passada, mas que hoje estava presente para discutir os problemas da cidade, e parabenizou a vereadora Clarete Rabêlo pelo requerimento que solicitou a palestra sobre a prevenção do câncer de mama. O vereador informou ainda que esteve com o secretário municipal de Agricultura, Netinho, onde foi tratar sobre o combate a os incêndios que vem acontecendo de forma criminosa no município de Santana do Piauí, e disse que era preciso dar um basta nisso e pediu ao presidente da Câmara Marcos Vinícius, que procure uma forma de ajudar nem que seja com palestras, pois o importante é cada um fazer a sua parte, e que se for o caso veja com as secretarias municipais para ver o que poderá ser feito, disse ele.

O vereador Ricardo Rodrigues (Progressistas), também se solidarizou com os familiares dos entes queridos que faleceram recentemente no município, e disse que esse é um momento triste, mas que espera que Deus possa os confortar. Ricardo também falou sobre os requerimentos apresentados na sessão pelos seus colegas e disse que essas ações são importantes porque são de interesse público, porque irá beneficiar a população.

Ricardo falou sobre a ida do vereador Ismael Borges ao gabinete da prefeita para tratar sobre a perfuração de um poço tubular na sede do município, disse que achava estranho a forma como a prefeita Maria José tinha se posicionado quando a disposição para ajudar, e que ele mesmo iria falar com ela, pois a gestora tem trabalhado muito pelo município então precisava ouvir a versão dela, e caso isso fosse verdade o mesmo iria se solidarizar com o seu colega.

Vereador Ricardo Rodrigues

Sobre as queimadas no município de Santana, o vereador falou que a grande maioria tem sido de forma criminosa, e lembrou que a Câmara Municipal tinha aprovado um projeto de Lei que proíbe qualquer ação nesse sentido, e para que a pessoa possa fazer uma queimada tem que se dirigir a secretaria municipal de Agricultura para receber as orientações necessárias, e para as pessoas que tem feito isso de forma irregular, que as autoridades tomem as providências e faça valer a lei, inclusive multando se for o caso, para que os demais tomem conhecimento e não pratique esse tipo de crime na área do município, frisou o vereador.

O vereador Antônio de Hercília (Progressistas) disse que tinha uma liderança política da cidade de Santana do Piauí que estava espalhando um boato dizendo que os vereadores não trabalhavam, e que as obras que estavam vindo para o município era ele que estava trazendo. Indignado com os comentários o vereador disse que a obra de pavimentação poliédrica com mais de 5 mil metros quadrados que estar sendo executada na sede, foi graças a um pedido seu e da vereadora Clarete Rabêlo junto ao deputado Pablo Santos, e não dessa pessoa que deveria dizer o que ele estar fazendo pela cidade, e não os que os outros não estão fazendo, desabafou.

Vereador Antônio de Hercília

Quanto ao seu requerimento, Antônio de Hercília disse que o pedido para a troca dos postes se fazem necessário porque alguns deles o concreto já caiu e tem ficado apenas o ferro, o que causa perigo a população pois eles podem cair a qualquer momento e causar danos maiores. “Eu peço aos meus colegas que votem no meu requerimento e se for o caso eu mesmo levo ele na Equatorial Cepisa para pedir a troca dos mesmos, o que não pode é ficar daquele jeito”, justificou o parlamentar.

O Vereador Francisco José de Carvalho (Francisquinho – Progressistas), disse que perdeu recentemente uma tia, pois o seu falecimento causou muita tristeza na família mais esperava que Deus pudesse dar o conforto e o alívio para todos. O mesmo falou também que era favorável aos requerimentos que foram apresentados na sessão, pois são fundamentais, tanto a construção dos quebra molas quanto a substituição dos postes que estão deteriorados.

Vereador Francisquinho

Francisquinho disse que quem mais tem lutado para que a Agespisa possa melhorar a prestação do seu serviço no município foi ele, pois até audiência pública já foi realizada e até hoje pouca coisa já foi feita mesmo ela sendo cobrada pela população santanense. “Hoje a taxa do metro de água da Agespisa estar altíssima e a população tem sido penalizada, já que paga por um serviço que recebe pouco por ele, e lembrou quando ela assumiu a rede de abastecimento de água, ela recebeu completa, mas não tem feito os investimentos necessários para atender a demanda, sem falar que a empresa tem um poço perfurado aqui na sede e não sei porque não colocaram ele para funcionar”, frisou ele.

Quanto as queimadas, o vereador disse que era preciso que as autoridades tomassem providências nesse sentido, e que fizesse valer a lei para que os responsáveis fossem punidos, disse ele.

O vereador Marcos Vinícius (MDB) iniciou sua fala dizendo para o vereador Ismael que o plenário da Câmara tem sido usado constantemente por órgãos e instituições que tem solicitado, e que recentemente apresentou uma queda de energia, mas o mesmo entrou em contato com a Equatorial e foi informado que tem que fazer a transformação da rede monofásica para a rede trifásica, e que isso já estava sendo providenciado. Quanto ao setor de informática também já foi solucionado o problema e que agora estar funcionando normalmente, informou ele.

Presidente da Câmara Marcos Vinícius

Quanto aos requerimentos dos seus colegas, o mesmo disse que seria favorável a todos e pediu que os demais vereadores também votassem pela aprovação, pois iria beneficiar a população daquelas localidades. Vinícius disse que esteve com a prefeita Maria José e que ela lhe informou que até o final desse ano mandaria o plano de carreira dos servidores da Saúde, para que a Câmara pudesse votar e aprovar, para que já a partir do mês de janeiro ele entrasse em vigor.

Sobre as queimadas que estão ocorrendo de forma criminosa no município ele disse que a Câmara já cumpriu o seu papel que foi aprovar a Lei que proibi esse tipo de ação, e que cabe agora as autoridades municipais fazer com que essa lei seja cumprida, mas que o Poder Legislativo não se furtará de dar a sua contribuição caso seja necessário, disse ele.

No final da sessão o presidente da Câmara colocou em votação os dois requerimentos que foram aprovados por unanimidade.

 

Fonte: Ascom

Facebook