Matéria / Geral

Pesquisa promove inclusão no mercado de trabalho

Projeto Mulheres de Visão realiza pesquisa visando propiciar um ambiente mais inclusivo junto a empresas no estado

20/10/2021 | Redação
Pesquisa promove inclusão no mercado de trabalho / Foto: Ascom

Conhecer o comportamento e rotinas das empresas no estado do Piauí é fundamental quando se pensa em ampliar as oportunidades de empregos para pessoas com deficiência. É frente a esta realidade que o Projeto Mulheres de Visão promove a pesquisa “O Mundo do Trabalho e Acessibilidade nas Empresas”, visando contribuir efetivamente como uma sociedade mais justa, igualitária e atenta à promoção da igualdade. Para alcançar este desafio é imprescindível que as empresas, em diferentes áreas, reconheçam a importância de participarem da ação. A pesquisa está disponível no endereço https://www.mulheresdevisao.com.br/pesquisa-acessibilidade.

O intuito da iniciativa é contribuir com as empresas na construção de medidas eficazes para a implementação de uma consciência inclusiva. A pesquisa é pioneira no estado e se apresenta como essencial para a transformação social a partir dos dados que serão coletados. As perguntas têm como foco conhecer o dia a dia das empresas, as ações realizadas, quais as mudanças necessárias, entre outros aspectos pertinentes. Tudo sendo questionado de maneira prática e garantindo o sigilo dos dados cadastrais que serão informados pelas Organizações participantes.

Nesse sentido, a pesquisa é direcionada para Organizações e empresas públicas e privadas que tenham entre 10 e mais de 100 colaboradores prestadores de serviço direto. Assim, podem participar as que pertençam às seguintes categorias: Educação, Alimentação, Vestuário, Indústria, Comunicação, Tecnologia, Filantropia, Serviço Público, Agricultura, Construção Civil, Bebidas e Comércio.

Importante pontuar que as empresas que responderem à pesquisa podem concorrer ao “Prêmio Selo Rede Empresa Acessível” e receber suporte de treinamento para melhorar a acessibilidade. Seus dados serão utilizados somente de forma agregada com os dos demais respondentes, em relatórios, artigos científicos e no livro com os resultados da investigação. Para quem não conhece, o Selo é uma certificação criada para reconhecer e valorizar as empresas que respeitam e promovem a inclusão e acessibilidade em seus ambientes físicos, digitais e vivenciais, localizadas na cidade de Teresina-Piauí.

A pesquisa é realizada pelo projeto Mulheres de Visão, por meio da ONG Comradio e do Instituto ILEVE, com o apoio da Fundação Interamericana. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail ongcomradio@gmail.com ou visite as redes sociais.

 

Finte: Ascom

Facebook