A 10ª Região Militar (10ª RM) iniciou nesta segunda-feira, 25 de outubro, a Operação Suçuarana IX que envolve cerca de 700 militares. O momento se trata de um exercício militar que tem o objetivo de aumentar a capacidade operacional.
Durante solenidade realizada na manhã desta terça-feira, 26 de outubro, no 3º Batalhão de Engenharia de Construção de Picos, o comandante da Operação Suçuarana IX, Coronel D’Artagnan, destacou que após a concentração estratégica os militares seguirão com uma marcha para o combate.
“Iniciamos a nossa Operação Suçuarana IX que tem o objetivo de aumentar a capacidade operacional das tropas da 10ª Região Militar e com isso nós vamos combinar operações ofensivas, operações de coordenação e cooperação com agências. Realizamos a concentração estratégica em Picos e vamos iniciar a partir de hoje, o que chamamos de marcha para o combate na direção de São João do Piauí e São Raimundo Nonato”, pontuou.
Ainda segundo o comandante da Operação Suçuarana IX, uma ação cívico-social será realizada com a população dos municípios de São João do Piauí e São Raimundo Nonato. Ele também destacou que será feita a fiscalização da Operação Carro-Pipa.
Comandante da Operação Suçuarana IX, Coronel D’Artagnan
“Ao final da operação vamos realizar uma ação cívico-social com atendimento médico e odontológico nas duas cidades, além de fiscalizar a distribuição de água da nossa Operação Carro-Pipa”, assegurou.
O Comandante do 3º Batalhão de Engenharia de Construção (3º BEC) de Picos, tenente-Coronel Bertony Soares, comentou sobre o apoio a Operação Suçuarana.
Comandante do 3º Batalhão de Engenharia de Construção (3º BEC) de Picos, tenente-Coronel Bertony Soares
“Fomos solicitados pela 10ª Região Militar para apoiar como área de concentração estratégica do exercício, nós mobilizamos o nosso batalhão de modo a receber esses 700 militares de fora, então preparamos nossos alojamentos, nosso refeitório e tendo a visão que é muito importante, pois é um deslocamento longo”, afirmou.
Na ocasião, será simulado um conflito entre dois países por uma respectiva uma área, sendo adequadas operações ofensivas, cooperação e coordenação com agências.
Fonte: Cidadesnanet