A Prefeitura de Bocaina através da Secretaria Municipal de Saúde realizou na manhã desta quinta-feira (25), uma palestra alusiva a campanha “Novembro Azul” que vem sendo desenvolvida pelo órgão municipal, que trata sobre o diagnóstico e prevenção do câncer da próstata, que perde apenas para o câncer de pele que é o que mais mata pessoas com essa doença.
A palestra que foi proferida pelo médico urologista, Dr. Eriberto Filho, aconteceu na Câmara Municipal de Bocaina onde reuniu o público masculino que era o alvo das informações, já que o “Novembro Azul” tem como objetivo principal promover a conscientização sobre cuidados com a saúde masculina.
Estiveram presentes na palestra os secretários municipais: Edilberto Dantas da Saúde, Edvaldo de Carvalho de Transportes, Ronyvon Silvino de Governo, Simone Granjeiro da Educação, Fátima Sá Secretária do Meio Ambiente da cidade de Picos, dentre outros convidados.
O movimento Novembro Azul teve origem em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina. No Brasil, o Ministério da Saúde colocou-se favorável à abordagem integral da saúde dos homens.
Para o palestrante Dr. Riberto Filho é importante que os homens acima dos 40 anos já pensem em realizar o exame para saber a evolução da sua próstata, além de ser uma forma também de prevenção no combate ao câncer que é uma doença quando descoberta no início a chance de cura é muito alta.
Segundo o urologista, é importante que os homens tenham hábitos de iriem pelo menos duas vezes ao ano para se consultar, onde o objetivo principal é justamente a prevenção da saúde, pois através do diagnóstico que é feito a pessoa vai saber como estar o seu estado clínico, e para os homens acima de 50 anos é mais imprescindível ainda, disse ele.
Médico Urologista Dr. Eriberto Filho
De acordo com Dr. Eriberto Barros na grande maioria o câncer de próstata não causa sintoma algum, daí o risco dele se expandir, então é por isso que é importante procurar um médico para fazer o exame. “Caso alguma pessoa perceba sangue na sua urina, ardor, dificuldade de urinar, ele deve procurar o médico imediatamente para fazer o exame e saber como estar a saúde e investigar o problema, e outra coisa muito importante, todo homem a partir dos 50 anos deve procurar um médico para fazer o exame da próstata, não importa de ele não estar sentindo nada, mas quanto mais prevenir melhor”, alertou o médico.
O Secretário Municipal de Saúde, Ediberto Dantas, informou que durante todo esse mês de novembro toda equipe tem se reunido com os Agentes Comunitário de Saúde do município (ACS´s), além das equipes dos PSF´s e Estratégia de Saúde da Família onde fazem a mobilização necessária tanto na zona urbana como rural, para que eles orientem o público masculino que é o foco principal da campanha para procurem um médico para se consultar, e se for o caso fazer os exames, assim como foi feito também com as mulheres durante a campanha do Outubro Rosa, falou ele.
Secretário de Saúde Edilberto Dantas
De acordo com o secretário, a orientação é que os homens procurem fazer o diagnóstico precoce como forma de prevenção do câncer da próstata, pois como é do conhecimento de todos, essa é uma doença que se descoberta no início a chance de cura é de 96%, mas se deixar para procurar o médico depois de um estado avançado da doença, poderá ser tarde demais, frisou o secretário.
No final da palestra um agente de Saúde do município colheu a assinatura de todos os homens presentes, para que na segunda-feira (29) todos eles compareçam para fazer o exame do Antígeno Prostático Específico, mais conhecido como exame de PSA, que é usado principalmente para rastreamento do câncer de próstata em homens assintomáticos. É também um dos primeiros exames realizados em homens que apresentam sintomas que podem ser causadospelo câncer de próstata.
Da Redação