A cidade de Picos realizará seu primeiro grande evento de sanfona da macrorregião de Picos com 65 (sessenta e cinco) sanfoneiros.
O evento será hoje na Praça Josino Ferreira (Praça da Cultura) Picos, a partir das 18 horas.
O 1º Festival da Sanfona em Picos-PI tem organização de Alvino Luz e o Grupo de Sanfoneiros “Sanfona Sentida”.
Segundo Alvino, o objetivo da realização do evento é o mesmo da criação do grupo de sanfona, fomentar a incentiva, e divulgar a tradição do forró e suas origens: “A gente quer enaltecer a sanfona junto com o forró de qualidade”, comentou.
O evento tem como objetivo enaltecer e enfatizar a cultura nordestina e o trabalho de Luiz Gonzaga, Dominguinhos, entre outros.
Atualmente, já conta com mais de 65 sanfoneiros de várias cidades e estados do Brasil como: Teresina, São Raimundo Nonato e Maranhão.
"O evento hoje, dia 16 de dezembro, na Praça da Cultura, a partir das 18h00 e será aberto ao público com estrutura completa, telão ao fundo e principalmente seguindo as recomendações da vigilância sanitária", informa Alvino Luz.
Como surgiu o evento
O "1° Festival de Sanfona de Picos" surgiu de um grupo de WhatsApp em fevereiro deste ano pelo cantor e sanfoneiro Alvino Luz com o nome “sanfona sentida”.
Logo após, o secretário de Cultura, Marcelo Nordeste, levou a ideia para a Câmara Municipal, onde foi aprovado o 1° de outubro como o Dia Municipal do Sanfoneiro de Picos.
“Foi o primeiro grande passo, sinto-me representado e representante da classe dos sanfoneiros”, conclui Alvino Luz.