A cidade de Bocaina obteve um resultado que destaca o trabalho da gestão “Construindo um nova história” em prol de melhorias na saúde do município. O programa Previne Brasil do governo federal divulgou o relatório de municípios do Piauí com os melhores indicadores de saúde da Atenção Básica – Q3 2021 (terceiro quadrimestre do ano).
Do total de 224 cidades do estado, Bocaina ocupa a oitava colocação no ranking de indicadores, com nota 9,5. O município é administrado pelo prefeito Erivelto de Sá Barros (Progressistas) e está situado na região Centro-Sul do Piauí, a 332 quilômetros de Teresina.
O secretário de Saúde, Edilberto Dantas, destaca que o mérito é resultado do trabalho das enfermeiras que fazem a Atenção Básica e trabalham para um bom resultado de metas, junto ao esforço do prefeito Erivelto e das equipes de saúde.
Secretário Municipal de Saúde, Edilberto Dantas
A saúde municipal, conforme destacou o secretário possui duas equipes, sendo uma para atendimento na zona urbana e outra para a zona rural.
O prefeito de Bocaina comemorou o resultado obtido através de avaliação do Previne Brasil.
“Esse resultado é mais uma prova de nosso trabalho comprometido com a saúde de nossa querida Bocaina. A gestão, Construindo uma nova história, mais uma vez leva o nome de nossa amada cidade para as melhores colocações em índices de avaliações. Dessa vez na saúde, estamos entre os melhores do Piauí, com uma nota de 9,5. Gratidão a todos os profissionais que trabalham empenhados para atender bem nosso povo garantindo maior qualidade na saúde e assim melhorando a vida da população bocainense”, destacou o prefeito de Bocaina.
Prefeito Erivelto Barros
O programa Previne Brasil avalia sete indicadores de saúde da Atenção Básica, que são: Proporção de gestantes com pelo menos 6 consultas de pré-natal realizadas, sendo a primeira até a 20ª semana de gestação; Proporção de gestantes com realização de exames para Sífilis e HIV; Proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado; Cobertura de exame citopatológico; Cobertura vacinal de Poliomielite inativada e de Pentavalente; Percentual de pessoas hipertensas com pressão arterial aferida em cada semestre; Percentual de diabéticos com solicitação de hemoglobina glicada.
Previne Brasil
O Previne Brasil é o programa que reformulou o financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS). A proposta tem como princípio a estruturação de um modelo de financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem.