Matéria / Politica

PT e PCdoB de Picos realizam sessão solene na Câmara Municipal

A sessão celebra os 42 anos de fundação do PT no Brasil, assim como os 100 anos de fundação do PCdoB

20/04/2022 | Redação
A solenidade foi bastante prestigiada / Fotos: (Edivan Araújo / AgoraED)

O Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) de Picos realizaram na noite desta terça-feira (19) no Plenário da Câmara Municipal de Picos, uma sessão solene para comemorar os 42 anos de fundação do PT no Brasil, assim como os 100 anos de fundação do PCdoB.

A sessão solene foi bastante prestigiada e contou com as presenças do presidente estadual do PCdoB, José Carvalho, da ex-deputada estadual Elisangela Moura (PCdoB), deputado estadual Pablo Santos (MDB), vice-prefeita de Picos, Xandú Néri (PT), ex-prefeito José Néri, presidente do diretório municipal do PT de Picos, vereador Wellington Dantas, presidente do diretório municipal do PCdoB de Picos, Edilberto Cirilo de Sousa, vereador Antônio Moura, vereadora Dalva Mocó, vereadora Valdiva Santos, vereadores Rinaldinho, Pedro Pio, Matê e Toinho de Chicá, lideranças políticas locais e estaduais, além de um bom número de simpatizantes dos dois partidos.

A sessão solene foi conduzida pelo vereador Wellington Dantas de forma conjunta com o vereador Antônio Moura. Antes das falas na tribuna da Câmara, várias lideranças políticas históricas e recém-chegados aos dois partidos foram agraciados com certificado de reconhecimento pelos trabalhos prestados as duas siglas aos longos dos anos.

Vereador Wellington Dantas (PT)

O vereador Wellington Dantas destacou a importância da parceria entre o PT e o PCdoB a nível de estado, pois segundo ele, as duas siglas sempre marcharam juntas na manutenção da democracia e no trabalho para o desenvolvimento do estado, como tem sido durante todos os mandatos do ex-governador Wellington Dias (PT), onde sempre esteve na base fortalecendo o trabalho e lutando pelas causas sociais e por dignidade do povo piauiense, disse ele.

"Aqui na cidade de Picos todas as nossas alianças sempre foram juntas com o PCdoB, então essa sessão foi para celebrar a história dos dois partidos que é de muita luta em prol da sociedade, e as duas militâncias que compareceram na sessão só fortaleceram ainda mais esse laço", falou o vereador.

O presidente do PCdoB em Picos, Edilberto Cirilo, comentou que hoje, na cidade, 300 pessoas são filiadas à sigla. Ele mensurou a importância de se celebrar a data, visto a jovialidade do partido em se reinventar.

Edilberto Cirilo presidente municipal do PCdoB - (Foto: Jaqueline Rejner)

“Para a gente é uma data importante, pois não é todo dia que se comemora 100 anos. Apesar disso, nosso partido tem chegado a essa idade cheio de juventude, pois, a cada dia que passa, ele se renova, se reveste de luta, força e esperança pelo país”, afirmou.

“O partido que completa 100 anos é porque possui uma história longa no país. Ele foi fundado em 1922, em um ambiente importante para o Brasil com a Semana de Arte Moderna, o movimento Tenentista, entre outros. Naquela época, na década de 20, o PCdoB já lutava pelo voto da mulher. É um partido fruto da democracia e dessa luta coletiva da evolução da consciência política do povo”, frisou José Carvalho presidente estadual do PCdoB.

José Carvalho Presidente estadual do PCdoB - (Foto: Jaqueline Rejner)

A ex-deputada e suplente do PCdoB Elisângela Moura ressaltou sua alegria em estar presente na solenidade picoense. “É mais do que justa essa homenagem. É um momento de alegria poder fazer parte dessa festa. Desde os meus 16 anos que sou filiada ao PCdoB. Entendemos isso como uma grande homenagem”, disse.

Ex-deputada Elisangela Moura - (Foto: Jaqueline Rejner)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Da Redação ; AgoraED

Texto complementar: Jaqueline Rejner - Cidadesemfoco

Facebook