Matéria / Geral

Feira de agronomia apresentou inovações para produtores do semiárido piauiense

Com uma programação voltado para a produção de mel, Cajucultura, caprino e ovinocultura, a feira AGRO INOV TECH movimentou o setor produtivo no interior do Piauí

26/06/2022 | Redação
Simão Oliveira / Foto: Ascom

No último final de semana a feira de inovação e tecnologia AGRO INOV TECH reuniu produtores de várias regiões do nordeste, durante três dias, com palestras e cursos de profissionais do setor produtivo. Destinada a desenvolver as produções de caju, mel e a criação de caprinos e ovinos, o evento reuniu mais de 20 expositores durante a feira e vários pequenos e médios produtores na cidade de Picos, interior do Piauí.

Com a presença de várias autoridades no evento como consultores Agronodeste do SEBRAE e também representantes da Codevasf, EMBRAPA, SENAR, SAF e do Banco do Nordeste, a feira trouxe uma grande diversidade de informações sobre tecnologia para os produtores presentes. Para o superintendente de Apoio às Cadeias Produtivas da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Simão Oliveira, a feira foi uma ótima oportunidade para difundir ainda mais a cultura do mel, do caju e da criação de caprinos e ovinos. “Nós pudemos, aqui, além de apresentar os programas e projetos da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar para os participantes, também divulgar as ações em estande próprio da secretaria. Além de toda a interação com outros segmentos que fazem a conexão, desde a produção, no caso de mudas da Cajucultura, até o processamento com a produção de cajuínas e bebidas no geral. O ovino caprino, da mesma forma, demonstrando aqui os investimentos na área de tecnologia, de inovação e também na produção de mel”, explica o superintendente.

Durante os três dias de evento o SEBRAE Picos, parceiro da feira, esteve presente ministrando palestras focadas em inovações tecnológicas para a produção de mel, caju, e criação de caprinos e ovinos. Mercês Dias, gestora do Programa Agronordeste na regional de Picos, destacou a qualidade das atividades na feira que beneficiaram todos os visitantes do evento. “O Agro Inov Tech é uma feira que aporta e possibilita transmitir conhecimentos com ênfase nas inovações tecnológicas. Ela traz uma consciência maior para os empreendedores rurais da Cajucultura, apicultura e caprinovinocultura no sentido da necessidade e importância dos produtores de estarem adotando inovações para fortalecer os meus negócios. Essa consciência, com certeza, os produtores estão recebendo”, explica a gestora.

A Feira de Inovação e Tecnologia Agropecuária foi realizada no último final de semana, na cidade de Picos. Com três dias de atividades, o evento apresentou aos produtores de diversas regiões do nordeste as inovações técnicas e tecnológicas para a caprinocultura e ovinocultura, produção de mel e caju no semiárido piauiense. A feira foi realizada através de uma parceria entre Cooperativas, Câmaras Setoriais, Órgãos do Governo Municipal, Estadual e Federal, Universidades e Produtores Privados.

Fonte: Ascom

Facebook