Matéria / Politica

Vereador propõe audiência para discutir agilidade nos processos da construção civil

Aluísio Sampaio defende união de forças para solucionar problemas no setor

12/10/2022 | Redação
Vereador propõe audiência para discutir agilidade nos processos da construção civil / Foto: Ascom

Nesta terça-feira (11), o vereador Aluísio Sampaio (Progressistas) chamou atenção da Câmara Municipal de Teresina sobre a demora que o setor da construção civil enfrenta na aprovação das obras na capital. O parlamentar propôs uma audiência pública para debater e encontrar soluções para a questão que afeta diretamente o setor produtivo.

Mesmo durante o período de pandemia, o setor da Construção Civil no Piauí apresentou um crescimento de 26% em 2020 e gerou 19,3 mil empregos, segundo o IBGE. O vereador Aluísio Sampaio explica que a burocracia é o principal entrave para o setor. “Todos sabem que procuro defender o setor produtivo. E o ambiente de negócios na construção civil em Teresina, há muito tempo, ainda é muito burocrático. Se perde muito tempo, mesmo com as revoluções feitas no Construa Fácil, para se aprovar uma consulta prévia, um alvará de construção, para depois a liberação dessas obras", pontua o vereador.

Para solucionar os entraves, o parlamentar propôs a realização de uma audiência pública, apoiada pelos demais vereadores da Câmara Municipal de Teresina. “Estamos propondo essa audiência pública no sentido de colaborar com a prefeitura e chamar todas as SAAD's, a GEVISA, a Secretária de Meio Ambiente, a SEMDUH, a Secretaria de planejamento, o Sinduscon e o CREA. Queremos todas as entidades que se envolvem com relação ao setor da construção civil, para juntarmos forças e minimizar esse problema, que se for solucionado, vai possibilitar geração de empregos em Teresina”, disse o parlamentar.

A construção civil é uma das áreas que mais emprega na capital, por isso é importante ouvir as demandas do setor. "A construção civil é o setor com maior empregabilidade na nossa cidade e no nosso estado. Nosso objetivo é colaborar com a prefeitura, com as SAAD's e as secretarias, escutar a iniciativa privada e resolver os gargalos e desafios que eles têm. Dessa forma, podemos melhorar o processo construtivo e proporcionar um melhor desenvolvimento da categoria em Teresina”, conclui o vereador.

Fonte: Ascom

Facebook