Matéria / Politica

Candidato de oposição, vereador Eriberto Barros, faz lançamento da chapa que disputará a eleição da Câmara de Vereadores de Picos

As eleições para escolha da mesa diretora da Câmara de Picos ocorrerão no dia 15 de dezembro

22/11/2022 | Redação
O evento aconteceu na manhã de hoje, terça-feira, com a presença da imprensa ocorreu durante um café da manhã no Picos Hotel / (Fotos: Leandro Cruz / Paula Monize)

Os vereadores de oposição da Câmara Municipal de Picos lançaram na manhã desta terça-feira (22) a chapa que disputará as eleições para a mesa diretora para o biênio 2023-2024.

O vereador Eriberto Barros (Progressistas) foi indicado para concorrer ao cargo de presidente e o vereador Zé Luís (MDB) indicado para vice-presidente.

A reunão que contou com a presença dos oito vereadores ocorreu durante um café da manhã no Picos Hotel.

A reunião contou com a participação de oito vereadores: Eriberto Barros (Progressistas), Irmão Zé Luís (MDB), Valdivia Santos (PT), Hugo Victor (MDB), Toinho de Chicá (Progressistas), Antônio Moura (PCdoB), Wellington Dantas (PT), Rinaldinho (MDB).

Composição da chapa
Eriberto Barros (Progressistas) - Presidente 
Irmão Zé Luís (MDB) – 1º vice-presidente 
Toinho de Chicá (PP) – 2º vice-presidente 
Wellington Dantas (PT) – 1º secretário 
Antônio Moura (PCdoB) – 2° secretário

A oposição atualmente conta com maioria na casa legislativa picoense. 

As articulações para as eleições da mesa diretora vêm sendo ensaiadas desde fevereiro deste ano e o grupo se diz coeso e confiante, pois acreditam que marcharão juntos até o dia da eleição.

“Eu recebo essa indicação com muito entusiasmo e também ir com mais vontade de poder ir para eleição, vencer, e fazer um mandato que respeite o cidadão picoense. Não há nenhuma garantia formal, mas primeiro existe uma confiança nas relações, respeito e confiança no desejo de cada vereador que hoje participa e busca fazer a diferença nas eleições, transformar a Câmara Municipal num cenário totalmente diferente que vem acontecendo. Primeira há uma confiança na palavra, nas relações, no respeito e há confiança justamente no desejo de cada vereador fazer a diferença nestas eleições, de realmente transformar a Câmara Municipal num cenário totalmente diferente do que vem acontecendo. É isso que eu acredito”, disse Eriberto Barros.

Se for eleito, Eriberto Barros enfatizou que procurará fazer uma gestão responsável e independente do Executivo Municipal.

“Procurarei fazer um mandato na busca da valorização do vereador na intenção de fazer uma gestão independente de poderes externos, sempre priorizando a melhor solução para município de Picos”, comentou.

O vereador Zé Luís, candidato a vice-presidente na chapa encabeçada por Eriberto Barros, confirmou que membros da oposição tem sido assediados por parte dos governistas, mas garantiu que o grupo está unido e sairá vitorioso na disputa pela mesa diretora da Câmara, embora já tenha perdido um membro que foi o vereador Marcus Buriti que deixou o grupo recentemente.

“Acreditamos nessa chapa por tudo o que vivemos, vivenciamos nesta reunião e pelo processo que estamos trabalhando desde fevereiro. Cada dia nos reunimos, falamos desse projeto de oposição, então eu não acredito que vá acontecer aquilo que aconteceu em anos anteriores. Os oito vereadores estão unidos num só propósito, num só pensamento nesta composição da eleição. Fui procurado, assim também como foi os demais vereadores foram procurados. Também visitamos alguns vereadores da situação, com quem temos mais afinidade. Essa articulação faz parte do processo eleitoral”.

O vereador  indicado ao cargo de 1° secretário, Wellington Dantas (PT), ressaltou que pela primeira vez nos últimos anos, a oposição poderá eleger a mesa diretora.

"A oposição começou com minoria na Câmara Municipal de Picos, depois por vários fatores nós aumentamos e hoje somos oito vereadores de oposição. Existe uma união da oposição de Picos para que possa então eleger a mesa diretora da Câmara, algo quase que inédito na história recente da política. Faremos uma posição responsável, justa, legal”, disse.

As eleições para escolha da mesa diretora da Câmara de Picos biênio 2023-2024 ocorrerão no dia 15 de dezembro.

Concorrerão ao pleito: o vereador Eriberto Barros pela oposição e o vereador Pedro Pio pela situação.

A chapa de oposição tem vem se articulando para manter a formação com os oito vereadores.
 

Fonte: AgoraED, Cidade Verde e Web Piauí

Jornalistas: Edivan Araújo, Paula Monize e Jonas Rocha

Facebook