Matéria / Geral

CIEPI discute impactos da energia na indústria e avanços de parcerias com a educação

O setor industrial está otimista com as perspectivas para 2023

07/12/2022 | Redação
O setor industrial está otimista com as perspectivas para 2023 / Foto: Ascom

Em sua última reunião ordinária de 2022, o Centro das Indústrias do Estado do Piauí (CIEPI) discutiu diversas pautas do cenário industrial, como o impacto do reajuste tarifário da energia no setor, resultados e avanços da parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), além de perspectivas de desenvolvimento para 2023.

Durante o ano, o CIEPI realizou ações importantes que obtiveram êxito no Piauí, dentre elas a cobrança pela redução do preço dos combustíveis, diálogos sobre instalação de Porto Seco no Piauí, empreendedorismo com avanços de parceria com o Sebrae e Senai, dentre outras. Federico Musso, presidente do CIEPI, afirma que o ano foi produtivo na indústria e mantém otimismo sobre o futuro do setor.

“Assumi o desafio de estar à frente do Centro das Indústrias em 2022. Durante o ano, identificamos muitos temas importantes para desburocratizar o setor e a necessidade do apoio do governo para que a indústria avance e se desenvolva. O setor industrial está otimista com as perspectivas para 2023, novos negócios, projetos encaminhados e parcerias que vêm se fortalecendo com o empreendedorismo e educação piauiense. Novos caminhos e crescimento econômico estão por vir”, disse.

A indústria piauiense representa 12% do PIB do estado e emprega 55 mil pessoas. Um dos desafios para o setor industrial do Piauí ainda é a aplicação de uma política tributária que proteja as empresas do estado. “O grande desafio é tentar estabilizar essa situação econômica, ver quais as estratégias que serão montadas quanto às questões tributárias e incentivar a produção para que no próximo ano a oferta seja maior que a demanda e conter essa situação que está ‘apertando’ muito, principalmente a população de renda baixa", complementa Federico Musso, presidente do CIEPI.

Fonte: Ascom

Facebook