Matéria / Geral

Evento discute a realidade e a geração de oportunidades para pessoas com deficiência

O encontro, que contou com a participação de especialistas, executivos e influenciadores digitais com deficiência

08/12/2022 | Redação
Evento discute a realidade e a geração de oportunidades para pessoas com deficiência / Foto: Ascom

Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, aconteceu a primeira edição do Fórum Inclusão em Foco, promovido pela Arcos Dorados, operadora da rede McDonald’s em 20 países da América Latina e Caribe. O encontro, que contou com a participação de especialistas, executivos e influenciadores digitais com deficiência, debateu os diversos aspectos que permeiam a realidade das pessoas com deficiência e celebrou a potência e contribuição desses profissionais no mercado de trabalho.

O Fórum contou com dois grandes painéis. No primeiro, denominado “Desbravadores da Inclusão”, executivos e profissionais de Diversidade e Inclusão debateram a realidade de pessoas com deficiência no Brasil, e como as empresas podem atuar por um mercado de trabalho mais inclusivo, realizando um trabalho que vá além da contratação desses profissionais, promovendo acolhimento e capacitação. Estiveram presentes: Fábio Sant’Anna, Diretor de Gente, Diversidade e Inclusão da Arcos Dorados, Marilia Tocalino, Gerente Latam de Diversidade, Equidade e Inclusão da Bayer, Guilherme Magalhães, Gerente de Comunicação Corporativa da Meta para América Latina, Djalma Scartezini, professor da Aberje, Sócio e COO da Egalitê, Flávio Gonzalez, Executivo de Negócios do Instituto Jô Clemente, e Leandro Corrêa, Gerente de Gente, Diversidade e Inclusão da Arcos Dorados. Já Vinicius Bellator Rodrigues, atleta paralímpico, recordista mundial e ex-funcionário do McDonald’s, e Julie Goldchmit, autora do livro Imperfeitos e Analista de Marketing na Unilever, também marcaram presença no painel e contribuíram com suas histórias pessoais nesse contexto.

No segundo painel, “Influência para Inclusão”, os influenciadores digitais Gabriel Isaac, Lorrayne Carolyne, Mateus Baptistella e Paola Antonini contaram ao público sobre suas histórias de vida, carreira e como resolveram apostar nas redes sociais e no uso dessa plataforma para ampliar a representatividade e lutar por uma sociedade mais inclusiva.

“A realização desse Fórum leva o compromisso da Arcos Dorados para além da companhia, com o intuito de promovermos uma conversa sincera e construtiva na busca de um mercado de trabalho mais inclusivo, pois acreditamos na igualdade de oportunidades para todas as pessoas e sabemos da nossa responsabilidade como um dos maiores geradores de emprego do Brasil para agir como um acelerador de transformação da realidade do mercado”, afirma Mariana Scalzo, Diretora de Comunicação Corporativa da Divisão Brasil da Arcos Dorados e anfitriã do evento. 

Inclusão na Arcos Dorados

Como pioneira na contratação de pessoas com deficiência, a Arcos Dorados acredita que não basta apenas contratar, é preciso acolher, capacitar e desenvolver os profissionais com deficiência para que tenham oportunidades de crescimento profissional no mercado de trabalho e que todos possam alcançar o seu máximo potencial. 

Fábio Sant’Anna, Diretor de Gente, Diversidade e Inclusão da Divisão Brasil da Arcos Dorados, e um dos painelistas do evento, reforça a importância de conhecer o contexto social das pessoas com deficiência e oferecer oportunidades e capacitação. “Um número muito interessante e que reforça o nosso compromisso como empresa na busca do acolhimento, da inclusão e da capacitação das nossas pessoas, é que os nossos colaboradores com deficiência têm três vezes mais tempo de companhia do que as pessoas sem deficiência. Entendemos que, em uma sociedade que conta apenas com 1% das pessoas com deficiência atuando no mercado de trabalho, é preciso, antes de tudo, conhecermos a realidade dessas pessoas, abrir as portas para a diversidade, e oferecer, de fato, oportunidades para mudar este cenário que ainda precisa evoluir bastante”, completa o executivo. 

Entre alguns avanços realizados no último ano pela Arcos Dorados está a implementação da presença de intérpretes de libras em todos os cursos, capacitações e reuniões que tenham pessoas surdas entre os participantes, além de todos os materiais de treinamento audiovisual e comunicação interna que passaram a trazer a tradução em libras, incluindo os planos de desenvolvimento para ampliar a acessibilidade dentro da companhia. Também foram realizadas uma série de ações, como Webinar Diversidade e Respeito, treinamentos de Prevenção à violência, Vieses Inconscientes e Lugar de Trabalho Seguro, Respeitoso e Inclusivo, além de uma capacitação com toda a liderança em relação ao papel da gestão na inclusão de pessoas com deficiência.

Por sua atuação pela inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, a companhia já recebeu o Prêmio Reconhecimento Global – Boas Práticas de Empregabilidade para Trabalhadores com Deficiência, concedido pela ONU, e o Selo Paulista de Direitos Humanos e Diversidade, oferecido pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo, pela iniciativa "Inclusão Além da Cota", que visa gerar oportunidades de empregabilidade e desenvolvimento para pessoas com deficiência".

Fonte: Ascom 

Facebook