Matéria / Geral

Aeroporto de Teresina orienta moradores sobre cuidados com descarte de resíduos e presença de animais nas proximidades do sítio aeroportuário

A visita foi para orientar a vizinhança sobre os cuidados com o descarte de resíduos e presença de animais na região

15/12/2022 | Redação
A visita foi para orientar a vizinhança sobre os cuidados com o descarte de resíduos e presença de animais na região / Foto: Ascom

Colaboradores da CCR Aeroportos, concessionária que administra o Aeroporto de Teresina (THE), visitaram, nessa terça-feira (13), moradores que residem na Avenida Centenário. A visita foi para orientar a vizinhança sobre os cuidados com o descarte de resíduos e presença de animais na região.

Liderando a atividade, Rosimar Reis, agente de Qualidade, Segurança, Saúde e Meio Ambiente (QSSMA) da CCR em Teresina, explica que resíduos descartados irregularmente nas proximidades do aeroporto podem atrair aves e outros animais. 

“Essa presença de fauna próximo ao sítio aeroportuário pode causar interferências, sobretudo, nos momentos de pousos e decolagens, colocando em risco a vida de dezenas de pessoas”, alerta. Rosimar também reforça que animais domésticos não devem se aproximar do aeroporto, pois é perigoso tanto para eles quanto para aviação. 

Participando da ação, o gerente do Aeroporto de Teresina, Éden Pisani Júnior, afirma que esse contato mais próximo com os moradores contribui para integrá-los à dinâmica do aeroporto. Ele adianta que novas visitas devem ocorrer nas próximas semanas. 

“Para garantir a segurança das operações, tanto nós da CCR Aeroportos seguimos protocolos rigorosos, como contamos com a colaboração da população que mora nas proximidades. Por isso, iniciamos hoje esse trabalho educativo, de forma presencial, conversando e entregando panfletos com orientações à nossa vizinhança”, detalha Éden.

Desde que assumiu a administração do Aeroporto de Teresina e de outros 15 aeroportos no primeiro semestre deste ano, a CCR Aeroportos trabalha para aumentar cada vez mais a segurança das operações, tanto durante os pousos e decolagens, quanto em solo. Uma das ações preventivas realizadas pela concessionária é a vistoria externa da Área de Segurança Aeroportuária (ASA), que compreende um raio circular de 20 km a partir da localização do aeroporto. Esse perímetro é monitorado, com regularidade, para evitar a presença de edificações, atrativos ou animais que afetem ou limitem a operação do aeroporto. 

_Sobre a CCR Aeroportos | A CCR Aeroportos, Negócio do Grupo CCR, opera 20 aeroportos no mundo, firmando sua presença em quatro países e nove estados brasileiros. Com a recente expansão a empresa se consolidou como uma das maiores operadoras em número de aeroportos no Brasil. Ao todo administra 17 aeroportos brasileiros: São Luís e Imperatriz, no Maranhão; Palmas, no Tocantins; Teresina, no Piauí; Petrolina, em Pernambuco; Goiânia, em Goiás; o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, por meio da BH Airport, e o Aeroporto da Pampulha, em Minas Gerais; Curitiba, Bacacheri, Londrina e Foz do Iguaçu, no Paraná; Navegantes e Joinville, em Santa Catarina; e Pelotas, Uruguaiana e Bagé, no Rio Grande do Sul. No exterior, a empresa opera os aeroportos de Juan Santamaria (Costa Rica), Quito (Equador) e Curaçao (Antilhas Holandesas). Em todas estas operações, a CCR Aeroportos movimenta cerca de 42 milhões de passageiros/ano. Portal CCR Aeroportos - https://www.ccraeroportos.com.br/_

Fonte: Ascom 

Facebook