Matéria / Geral

Salão de Humor divulga os premiados da 14ª edição

A produção do concurso já anunciou os 15 anos do evento para 2023

21/12/2022 | Redação
Salão de Humor divulga os premiados da 14ª edição / Foto: Ascom

Na última sexta-feira (16), os premiados do 14° Salão de Humor Humana Saúde foram anunciados. Em noite especial de live, transmitida pelo youtube, o público pôde conhecer os melhores trabalhos desta edição. Mais de 1300 obras foram inscritas de 61 países como Alemanha, Austrália, Canadá, China, Coréia do Sul, Estados Unidos, Índia, Irã, Itália, Reino Unido, Portugal, Turquia, entre outros. Em 2022, o concurso trouxe o “Tempo” como tema, que inspirou artistas nas categorias charge e/ou cartum, caricatura e história em quadrinhos/tirinhas.

O anúncio dos vencedores ficou por conta da apresentadora Simone Castro ao lado do curador do concurso, o cartunista, Jota A. O evento contou ainda com a participação do artista, Dino Alves, que fez caricaturas, ao vivo, de internautas que enviaram fotos durante a premiação. Todos os desenhos serão enviados pelos correios para os correspondentes.

Foram R$ 15 mil em prêmios divididos entre as categorias. A Itália ficou com a premiação principal do Salão levando o primeiro lugar com a melhor obra de cartum/charge para o artista Gabriele Corvi, que revelou satisfação em estar entre os finalistas. “Pra mim é um grande prazer, uma grande honra estar inserido nessa lista, especialmente, porque o tema, o tempo, sempre me fascinou. Então, este é mais um motivo que me deixa feliz por estar entre os finalistas do concurso”, afirmou o italiano, em vídeo enviado para o evento.

Já o ganhador do Prêmio Internet, que foi escolhido entre os dias 05 e 08 de dezembro, Raimundo Rucke, ressaltou o sucesso do Salão. “Mais uma vez eu queria agradecer a todos os jurados e envolvidos na produção desse que é um dos mais importantes salões de humor do Brasil e já é referência no mundo. Quero também desejar sucesso e parabenizar todos os cartunistas que estão nessa final. Vida longa ao Salão”, destacou o premiado.

Este ano aconteceu também a 5ª edição do Salãozinho, que trouxe a Amizade como tema. O primeiro colocado trouxe o cachorro como melhor amigo em uma imagem que fez os jurados refletirem sobre o verdadeiro sentido da amizade. O primeiro prêmio infantil saiu para o brasileiro, Jorge Eduardo de Oliveira Tavares, que em vídeo declarou toda felicidade por estar participando do concurso.

O curador do Salão de Humor Humana Saúde, o cartunista Jota A, pontua toda gratidão em fazer parte do projeto e já convida para os 15 anos do Salão. “A gente agradece a toda equipe que participou, pois fazer um salão desse envolve uma equipe grande. É gente pensando, riscando papel, planejando, criando o tema para enviar aos artistas. Por isso a gente já faz um convite todo especial pra que participem do próximo ano da 15ª edição do Salão de Humor Humana Saúde. Já estamos começando a pensar e a trabalhar a questão do tema pra que seja um grande evento”, reforça o artista.

Confira os vencedores do 14° Salão de Humor Humana Saúde:

PRIMEIRO LUGAR CARTUM CHARGE - Lutar contra a passagem do tempo-Gabriele Corvi – Itália

SEGUNDO LUGAR CARTUM CHARGE – Tempo - Luiz Carlos Fernandes-Brasil

 

MENÇÃO HONROSA CARTUM CHARGE Ismailkar - Ismail kar-Turkey

MENÇÃO HONROSA CARTUM CHARGE - Adeus galo- Cival Einstein-Brasil

PRIMEIRO LUGAR CARICATURA - Salvador Dali - Lezio Jr-Brasil

MENÇÃO HONROSA CARICATURA - Mahatma-Gandhi-Antonio Santos-Portugal

MENÇÃO HONROSA CARICATURA - Elza-Soares - Hialyson Rafael Fernandes do Anjos-Brasil

PRIMEIRO LUGAR HQ TIRINHAS - Hoje...amanha - Marlon Amorim Tenório-Brasil

MENÇÃO HONROSA HQ TIRINHAS - Flashe-Evandro-Alves-Brasil

MENÇÃO HONROSA HQ TIRINHAS - Tempo-Ricardo Torres-Brasil

 

 

PRÊMIO INTERNET - Guerra-Raimundo Rucke dos Santos Souza-Brasil

PRIMEIRO LUGAR SALAOZINHO - Eternamente amigos-Jorge Eduardo de Oliveira Tavares-Brasil

SEGUNDO LUGAR SALAOZINHO - Amizade verdadeira - Járede Arcanjo Nascimento Pontes-Brasil

MENÇÃO HONROSA SALAOZINHO - A criação da amizade-Esther Manuella de Castro Oliveira-Brasil

 

Fonte: Ascom

 

Facebook