Matéria / Geral

Japonês: o idioma da Terra do Sol Nascente

O idioma milenar é falado em apenas dois países como língua oficial, mas está entre as línguas mais faladas no planeta

22/12/2022 | Redação
Japonês: o idioma da Terra do Sol Nascente / Foto: Ascom

Com uma cultura milenar, o Japão é um dos países mais procurados pelos viajantes pela mistura entre as tradições do país e seu incrível avanço tecnológico. Além disso, o Japão também é bastante reconhecido ao redor do mundo em vários setores como o gastronômico, a cultura pop e o entretenimento.

Atualmente o Brasil abriga a maior comunidade de falantes da língua japonesa depois do Japão, devido à imigração. Mas além do território nacional, o idioma é o 13º idioma mais falado no mundo, com mais de 120 milhões de falantes, segundo o Instituto de Investigação e Desenvolvimento em Política Linguística (IPOL).

Além de ser um país com uma história recheada de povos, lendas, costumes interessantes, a indústria do entretenimento japonês também atrai a atenção de muitas pessoas ao redor do mundo. Segundo a professora de japonês da Wizard Teresina, Janine Watanabe, o interesse pelo entretenimento produzido no país é um forte incentivador para aprender a língua. "O amor pela cultura japonesa vem frequentemente através dos animes e mangás. Um dos principais motivadores para buscarem entender a língua é acompanhar mais os animes (animação japonesa) sem as legendas, o que acaba despertando também o interesse em visitar o Japão e conhecer a cultura de perto", destaca a professora.

Além da cultura pop japonesa ser uma forte incentivadora para conhecer o país, as comidas típicas nipônicas também são uma grande porta de entrada na busca por aprender o idioma. Daniela Araújo, aluna de japonês da Wizard Teresina, revela que poder explorar a cultura do país foi um diferencial para escolher estudar a língua. "À medida que comecei a estudar, eu também comecei a me apaixonar. Eu tinha o sonho de fazer algo diferente, mais fora do convencional. Fazer uma visita ao Japão, estudar lá e provar toda a culinária sem ter o problema de não saber me comunicar com as pessoas. Quando a Wizard me mandou mensagem dizendo que havia turma para o japonês, eu percebi que era o início desse sonho se realizando. E, de verdade, foi uma das melhores escolhas que já fiz" revela a aluna.

Alguns elementos culturais do Japão são originários da China, país vizinho que tem influência na formação do país, e dentre esses elementos temos o alfabeto de Kanji. Por ser bastante diferente do alfabeto usado no ocidente (alfabeto latino), muitas pessoas têm dificuldade em aprender o japonês.

A professora Janine explica que a formação das palavras na gramática e os ideogramas são os primeiros obstáculos enfrentados pelos alunos. "Uma das principais dificuldades, inicialmente, é se acostumar com a ordem gramatical das frases que é diferente da nossa língua. Um exemplo é que nós dizemos "eu cortei o dedo" e em japonês seria mais "o dedo cortei". Mas com o treino, em poucas semanas os alunos vão se acostumando. Um segundo obstáculo é a utilização dos ideogramas japoneses, o kanji. Aqui no Brasil não temos o contato constante em todos os lugares, como seria no Japão, dessa forma os alunos sentem dificuldade em memorizá-los", explica a professora da Wizard Teresina.

Apesar dos desafios iniciais, o método de ensino da Wizard Teresina ajuda no aprendizado dos alunos, desenvolvendo as habilidades da comunicação oral, escrita, audição e leitura do idioma. Além disso, os falantes no idioma ganham um diferencial para colocações mais destacadas no âmbito profissional em empresas dentro e fora do Brasil.

Fonte: Ascom

Facebook