Matéria / Geral

Indústria da construção prevê crescimento de 2,5% em 2023

Sinduscon Teresina ressalta importância do setor para crescimento econômico

22/12/2022 | Redação
Indústria da construção prevê crescimento de 2,5% em 2023 / Foto: Ascom

A indústria da construção prevê um crescimento de 2,5% em 2023, em um ritmo de três anos consecutivos de expansão acima da economia nacional. A projeção considera a evolução consistente dos últimos dois anos, o ciclo de negócios do mercado imobiliário em andamento e a demanda habitacional sólida. A expectativa do setor para o próximo ano é positiva.

Ao analisar o desempenho da construção neste ano e as perspectivas para 2023, José Martins, presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), destaca a necessidade de aumentar a participação da construção civil no PIB nacional para o país crescer de forma mais sustentada.  Ele pontua que a participação do PIB da construção vem diminuindo nos últimos anos. Em 2012, era de 6,5% no PIB total do país. Em 2021, o percentual foi de 3,3%. Segundo Martins, nos países desenvolvidos, essa participação é em torno de 7%.

Guilherme Fortes, presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon Teresina), endossa que para pensar no crescimento e desenvolvimento pelo viés da construção é indispensável haver investimento no setor nos âmbitos sociais e humano. “Frente a isso que todo nosso setor se organiza para alavancar o comportamento e a competitividade sempre garantindo que tenhamos avanços significativos e frutíferos. Somos um setor fundamental para movimentar a economia e devemos ter foco na produtividade, competitividade e sustentabilidade”, frisa.

Fonte: Ascom

Facebook