Matéria / Geral

INMET emite alertas para fortes chuvas em todos os 224 municípios do Piauí

Na noite de ontem, um temporal atingiu Teresina, no Centro-Norte do Piauí, e marcou 90,2 milímetros de chuva na estação da Agência Nacional de Águas (ANA)

23/12/2022 | Redação
Alerta de chuvas em todo o Piauí / Foto: Reprodução

Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta sexta-feira (23), alerta laranja, com grau de severidade “perigo”, para a ocorrência de chuvas intensas em todos os 224 municípios do Piauí. O alerta vai até 11h deste sábado (24), véspera de Natal.

Conforme o Inmet, em todas as cidades são esperadas chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos que podem chegar a 100 km/h. Há também risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Na quinta-feira (22), o Inmet havia emitido alerta amarelo, que representa perigo potencial no grau de severidade, para 38 municípios situados ao Sul Piauí. 

Na noite de ontem, um temporal atingiu Teresina, no Centro-Norte do Piauí, e marcou 90,2 milímetros de chuva na estação da Agência Nacional de Águas (ANA). De acordo com o climatologista Werton Costa, as chuvas previstas no alerta do INMET são resultado de uma intensa atuação da Zona de Convergência Intertropical no litoral-norte.

Instruções

Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda)

Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Facebook