Matéria / Geral

Governo do Piauí assina termo de cessão de imóveis para Movimentos Sociais de Picos e Teresina

Foram beneficiados representantes de movimentos sociais de Teresina e de Picos

28/12/2022 | Redação
Regina Sousa fez a assinatura dos termos cessão de dois imóveis / (Fotos: CCOM)

 

A governadora Regina Sousa se reuniu nesta terça-feira (27), no Palácio de Karnak, com representantes de movimentos sociais da capital e do município de Picos.

 

Na oportunidade a chefe do executivo estadual fez a assinatura dos termos cessão de dois imóveis, um na cidade de Picos e outro na capital Teresina.

 

Os beneficiados foram a Associação dos Pequenos Agricultores do Estado do Piauí – Apraespi e a Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários do Estado do Piauí – Unisol.

 

O termo de cessão realizado pelo governo por intermédio da Secretária de Administração e Previdência permite que o imóvel ora cedido seja utilizado para fins não econômicos, como assistência social, cultura, educação, saúde, desenvolvimento social e sustentável, dentre outros.

 

Para Letícia Nogueira, diretora de Gestão Patrimonial da SeadPrev, o termo reafirma os valores e compromisso do governo com o social.

“Os imóveis localizados em Picos e em Teresina cedidos para as associações Unisol e Apaespi representam o cumprimento da missão institucional da Seadprev de gerir o patrimônio público do estado de forma economicamente sustentável, sempre visando benefícios à coletividade. Hoje, por meio dessas assinaturas, na presença da nossa governadora Regina Sousa, certamente o estado do Piauí reafirma seus valores e seu compromisso com o social. É uma honra fazer parte desse momento e seguimos à disposição para futuras parcerias”

 

O movimento dos Pequenos Agricultores de Picos foi um dos beneficiados com a cessão de um imóvel, e segundo a representante do movimento, Francisca Silva, o espaço servirá como centro de operacionalização de políticas públicas que beneficiarão a população de Picos e regiões do entorno.

“É uma grande satisfação para nós do Movimento dos Pequenos Agricultores e também para as organizações que contribuíram nesse processo, essa cessão foi fruto de um processo que se deu desde o ano passado e que hoje a gente concretiza, esse espaço ele tem uma proposta política que é fazer a relação principalmente com as periferias de Picos e também dos municípios no entorno, então essa parceria com o Governo do Estado ela é necessária para que a gente possa operacionalizar as políticas públicas voltadas para o campo e diversos outros movimentos, por exemplo nesse espaço já funciona o PAS que é o programa de alimentação saudável onde a gente já doou mais de mil toneladas de alimentos nesse último período entregando esses alimentos às famílias que estão em situação de insegurança alimentar. Então é um espaço que será utilizado para diversas ações na área da cultura, mulheres, juventude, crianças, desenvolvendo ações sociais para toda a população”.

 

A Central de Cooperativas e empreendimento da economia solidária – Unisol beneficiada também com a cessão de um imóvel, este na capital, poderá utilizar o espaço também para ações sociais. Edinalva Costa, representante da Unisol Piauí, destacou que a falta de um local fixo acabava atrapalhando a funcionalidade das instituições e que agora com o prédio cedido será mais fácil.

“A Cessão desse imóvel significa uma conquista dos movimentos sociais pois agora teremos mais autonomia e a oportunidade também de atuar em coletivo com diversas instituições reunidas nesse local, esses movimentos agora terão um espaço para realizar reuniões, capacitações, entre outras atividades. Pretendemos também construir nas áreas externas do prédio uma área pedagógica que será utilizada para visitação das escolas, onde os estudantes poderão aprender diversas coisas como implementar uma cisterna de captação de água de chuva, como construir um biodigestor de produção de biogás, também vamos montar uma horta onde iremos plantar também plantas medicinais, então será um espaço que grande valia para toda a população”.

Facebook