Matéria / Geral

 Assaí conclui plano de expansão 2022 e atinge novo recerde nacional para o setor, um mês após abertura de unidade em Teresina

Companhia realizou 60 inaugurações de lojas no ano em todo País

02/01/2023 | Redação
 Assaí conclui plano de expansão 2022 e atinge novo recerde nacional para o setor, um mês após abertura de unidade em Teresina / Foto: Ascom

RESUMO DA NOTÍCIA: 
•    Assaí Atacadista finaliza o plano de expansão previsto para 2022. Companhia realizou 60 inaugurações de lojas no ano em todo País; 
•    Resultado supera guidance de 58 aberturas previsto para até dezembro; 
•    Os dados são superlativos: inaugurações consumiram 450 estátuas do Cristo Redentor em concreto e duas Torres Eiffel e meia em metal; 
•    No Piauí, a Companhia inaugurou uma loja e chegou à marca de 5 unidades em funcionamento no Estado. 
 
 Com o ritmo de aberturas mais intenso de sua história, o Assaí Atacadista acaba de quebrar um novo recorde para o atacado alimentar brasileiro. A rede atacadista concluiu o seu plano de expansão deste ano com 60 inaugurações de lojas somente em 2022 (no ano anterior, foram 28 lojas abertas). A marca foi atingida com a inauguração, nesta quinta-feira (29), do Assaí Abolição, em Campinas (SP).  

O resultado supera o guidance de 58 aberturas previstas para até dezembro e estabelece um novo marco para o segmento. Apenas no 2º semestre, foram 52 inaugurações – ou uma abertura a cada 4 dias, o que evidencia a forte capacidade de execução da Companhia. A expansão acelerada tem como principal motor a compra de 70 pontos comerciais de hipermercados adquiridos em 2021 em todo o país. Mas conta também com projetos orgânicos – unidades construídas do zero em novos terrenos.  

Do total, 47 aberturas feitas no período foram conversões de pontos de hipermercados. Tratam-se de obras complexas e que demandam a completa adequação dos espaços para a operação do atacarejo. Da fundação ao telhado, os edifícios são completamente modernizados: o piso passa a sustentar um nível de carga três vezes maior, os equipamentos são substituídos, a planta do salão de vendas e salas administrativas é refeita. Assim como as fachadas das unidades que, em parte dos casos, passam a contar com obras de artistas locais a fim de valorizar a cultura de cada município. Já as demais 13 lojas do total de 60 pontos são orgânicas e foram idealizadas desde o início para operarem como atacarejo.  

O projeto também permitiu ao Assaí modernizar o parque de lojas já existente. Isso porque parte das aberturas substituíram lojas antigas que ficavam muito próximas aos novos pontos ou eram operações Combo (quando as lojas ficam lado a lado) com o Extra Hiper – após as reformas, o Assaí passou a ocupar o espaço maior do hipermercado.   

Desta forma, a Companhia encerra 2022 com 263 lojas em operação e uma área de vendas superior a 1,3 milhão de m², um incremento de mais de 340 mil m² de área de vendas, cerca de 36% superior em relação a 2021. Em 2023, o Assaí dará continuidade ao seu intenso processo de expansão com a finalização do projeto de conversões ainda no primeiro semestre de 2023 e com a abertura de cerca de 20 lojas orgânicas. Com a continuidade das inaugurações, o Assaí reitera seu guidance de R$ 100 bilhões de faturamento em 2024 e o atingimento de mais de 300 lojas em operação. 

Inauguração no Piauí
Apenas no Piauí, a Companhia conta, atualmente, com 5 unidades em funcionamento e, neste ano, inaugurou uma loja na capital piauiense (Assaí Kennedy). A abertura da nova unidade contribuiu com a geração de 500 empregos diretos e indiretos para a região. Com isso, atualmente o Assaí está presente nos municípios de Teresina, Parnaíba e Picos. 

Números grandiosos
A magnitude do intenso projeto de expansão concluído em 2022 é comprovada pela quantidade de material utilizado nas obras: mais de 17 mil toneladas de aço, o suficiente para a construção de 2,5 Torres Eiffel; cerca de 208 mil m³ de concreto, o equivalente à construção de aproximadamente 450 estátuas do Cristo Redentor; e mais de 11 mil quilômetros de cabos elétricos, o suficiente para cobrir, aproximadamente, a distância de São Paulo ao Qatar em linha reta. Ainda, mais de 34 mil vagas de estacionamento foram adicionadas ao parque de lojas, cerca de sete vezes maior que o do Santuário Nacional da arquidiocese de Aparecida. Com a abertura do Assaí Abolição, em Campinas (SP), o Assaí também chegou à marca de 100 lojas em operação no Estado de São Paulo, o que o consolida como a maior rede de atacado de autosserviço no Estado. 
As unidades inauguradas trazem inovações na proposta de valor tradicional do atacarejo, e incorporam produtos e serviços de acordo com o perfil de cada região e a demanda local. Entre as novidades, parte das lojas já conta com serviços de Empório de Frios, Padaria, Adega de Vinhos, além de vagas com recarregadores para carros elétricos. 

Mais de 22 mil novos empregos
A expansão do Assaí beneficia não só os(as) clientes, mas a população local, em relação à geração de renda. Neste ano, a Companhia gerou cerca de 22 mil novos empregos em todo o país, tornando-se um dos 5 maiores empregadores privados do Brasil. Além disso, cada obra da construção das unidades, seja orgânica ou reforma, emprega 350 pessoas, em média, pelas construtoras – o que também contribui para aquecer a demanda na construção civil nacional. Neste ano, o Assaí integrou ainda, pela primeira vez, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) B3, que reconhece o comprometimento com a sustentabilidade empresarial; e também recebeu o selo Great Place to Work, sendo reconhecido como um excelente lugar para se trabalhar. 


Inaugurações de lojas em 2022: 
Estado     Total      Cidade     Loja inaugurada 
Alagoas 
     2     Maceió     Maceió Mangabeira 
        Maceió     Maceió Farol 
Bahia 
     5     Salvador     Barris 
        Salvador     Cabula 
        Salvador     Vasco da Gama 
        Salvador     Rótula 
        Teixeira de Freitas     Teixeira de Freitas 
Ceará 
     2     Fortaleza     Jóquei 
        Fortaleza     Mister Hull 
Distrito Federal 
     5     Brasília     Ceilândia 
        Brasília     Taguatinga 
        Brasília     Brasília Sul - SIA 
        Brasília     Brasília Park Sul 
        Brasília     Asa Norte 
Goiás     1     Goiânia     Goiânia Portugal 
Minas Gerais 
     3     Betim     Betim 
        Belo Horizonte     Belvedere 
        Ipatinga     Ipatinga 
Pará     1     Belém     Almirante Barroso 
Paraíba 
     2     Campina Grande     Campina Grande II 
        João Pessoa     Epitácio Pessoa 
Pernambuco 
     2     Petrolina     Petrolina 
        Recife     Boa Viagem 
Piauí     1     Teresina     Teresina Kennedy 
Paraná 
     2     Curitiba     Curitiba Alto da XV 
        Curitiba     Curitiba Kennedy 
Rio de Janeiro 
     5     São Gonçalo     São Gonçalo Centro 
        Rio de Janeiro     Carioca 
        Rio de Janeiro     Cordovil 
        Rio de Janeiro     Maracanã 
        Araruama     Araruama 
Rio Grande do Norte     1     Parnamirim     Maria Lacerda 
Rondônia     1     Porto Velho     Imigrantes 
Sergipe 
     2     Aracaju     Aracaju Adélia Franco 
        Nossa Senhora do Socorro     Nossa Senhora do Socorro 
São Paulo     24     Araraquara     Araraquara 
        Campinas     Amoreiras 
        Campinas     Abolição 
        Guarulhos     Guarulhos Bosque Maia 
        Itatiba     Itatiba 
        Mogi das Cruzes     Mogilar 
        Ribeirão Preto     Ribeirão Preto 
        Ribeirão Preto     Ribeirão Preto Imigrantes 
        Santos     Santos Ana Costa 
        São Bernardo do Campo     São Bernardo Anchieta 
        São Caetano do Sul     São Caetano do Sul 
        São Paulo     Guaianases 
        São Paulo     Anhanguera 
        São Paulo     Freguesia do Ó 
        São Paulo     Interlagos 
        São Paulo     Raposo Tavares 
        São Paulo     Penha Tiquatira 
        São Paulo     Marginal Tietê 
        São Paulo     Jaguaré 
        São Paulo     João Dias 
        São Paulo     Aeroporto Congonhas 
        Sorocaba     Sorocaba Santa Rosália 
        Sorocaba     Sorocaba Campolim 
        Taboão da Serra     Taboão da Serra Centro 
Tocantins     1     Palmas     Palmas

Fonte: Ascom

Facebook