Matéria / Geral

Piauí deve ter crescimento de 21% em casos de câncer de Colo de Útero

Estimativas do INCA apontam que o Estado deve ter cerca de 360 novos casos em 2023

19/01/2023 | Redação
Piauí deve ter crescimento de 21% em casos de câncer de Colo de Útero / Foto: Ascom

Sangramentos irregulares, dor e secreção vaginal incomum, esses são um dos principais sintomas do Câncer de Colo do Útero. A neoplasia pode ser diagnosticada em mulheres com idade entre 35 e 44 anos, mas a idade média do diagnóstico é aos 50. No Piauí, as estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que o Estado deve apresentar crescimento de 21,19% em taça bruta de novos casos em 2023, o que configura cerca de 360 novos diagnósticos da doença.

O Oncologista Cirurgião da clínica DMI, Marcos Luz, aponta os principais efeitos da doença e as formas de prevenção. 

"A vacina é uma prevenção primária contra determinadas doenças e não somente ao câncer de como Uterino. Os principais sinais do Câncer de Colo do Útero são sangramentos vaginais anormal, sangramento menstrual mais prolongado, secreção vaginal incomum, sangramento após a menopausa, dor na região pélvica, dentre outros. O vírus HPV está associado ao câncer de vulva, vagina, do canal anal no homem, então nada exime a necessidade do exame físico e clínico. Mantenha os seus exames de rotina atualizados, seus atendimentos médicos e faça acompanhamentos necessários pelas equipes médicas afim de prevenir e tratar corretamente a doença", informa.

O câncer de colo do útero é o terceiro tipo mais recorrente na população feminina e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. A principal forma de prevenção, entretanto, é a vacina contra o HPV. Em 2014, o Ministério da Saúde implementou no calendário vacinal, a vacina tetravalente contra o HPV para meninas e em 2017, para meninos. A vacina protege contra os subtipos 6, 11, 16 e 18 da doença.

"A infecção pelo HPV é quase que inerente a atividade sexual. Estudos apontam que até 80% da população mundial vai ter o vírus HPV em algum momento da vida, mas é claro que não será toda infecção que irão desenvolver câncer de Colo Uterino e sim sua infecção persistente. O que determina isso também são os hábitos de vida, imunidade, atividade sexual muito precoce, atividade física, presença ou não dá libação alcoólica e só tabaco. Venha e faça seus exames na clínica DMI", reforça o médico Marcos Luz.

Fonte: Ascom

Facebook