Matéria / Geral

Construtoras de pequeno e médio porte são essenciais para o crescimento do mercado

Sinduscon Teresina reforça que o impacto positivo dessas empresas é significativo para movimentar a cadeia produtiva

26/01/2023 | Redação
Construtoras de pequeno e médio porte são essenciais para o crescimento do mercado / Foto: Ascom

Evidentemente, pequenas e médias construtoras enfrentam desafios diversos dentro do mercado brasileiro. Na rotina diária traçam estratégias para se manterem dentro do cenário de alta competitividade e expansão dos seus negócios. Sem dúvidas, esse contexto também estimula a criatividade e identificação de oportunidades, o que tem proporcionado crescimento dessas empresas e reforçado sua importância para o desenvolvimento da cadeia produtiva em diferentes níveis na construção.
 
Importante ressaltar dados do último ranking elaborado pela revista O Empreiteiro, onde foi pontuado que cerca de 65% do ranking das 20 maiores empresas que dominavam o mercado foi renovado. Isso significa pensar que, nesse cenário mais recente, pequenas empresas evoluíram para médio porte e médias tornaram-se grandes. Em outras palavras, percebe-se que construtoras de pequeno e médio porte têm avançado no mercado da construção civil nos últimos anos de maneira eficiente. 
 
Guilherme Fortes, presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon Teresina), destaca que o papel dessas construtoras é indispensável para movimentar o segmento. Ele ainda observa que o governo federal e os governos estaduais direcionam um olhar de ampliação às concessões e parcerias público-privadas. “Isso nos faz obter avanços de investimento no setor, em rodovias, aeroportos e saneamento básico, por exemplo”, frisa. Dessa forma, as construtoras tiveram oportunidade de disputar contratos para a prestação de serviços essenciais.
 
A expectativa do setor, de acordo com Guilherme Fortes, é que os investimentos em todos os níveis sejam impulsionados, o que permitirá mais geração de renda, emprego e sustentabilidade econômica.

 

Fonte: Ascom

Facebook