Matéria / Geral

Carnaval: cuidados são importantes para aproveitar a folia sem problemas na visão

Dezenas de casos de irritação nos olhos foram registrados em Recife

12/02/2023 | Redação
Dezenas de casos de irritação nos olhos foram registrados em Recife / Foto: Ascom

Com a volta das festas de carnaval, após quase dois anos de pandemia de Covid-19, muitos foliões estão investindo na produção, com fantasias, maquiagens e adereços para o cabelo. Entretanto, muitos se descuidam na hora de comprar e aplicar alguns itens, levando a casos como o de Recife, onde dezenas de pessoas tiveram problemas na visão após o uso de pomadas modeladoras.

Segundo um hospital da capital pernambucana, em apenas uma noite 69 pessoas receberam atendimento de emergência com irritação e outros problemas na visão, após a aplicação de pomadas e cremes modeladores capilares, comumente utilizados para diversos tipos de penteados. “Geralmente os sintomas iniciais são ardor nos olhos, vermelhidão e sensação de corpo estranho. Em quadros mais intensos pode ocorrer dor intensa associada a baixa de visão”, afirma o oftalmologista Jordan Leite, médico do Vilar Hospital de Olhos, hospital integrante da rede Vision One.

De acordo com o especialista, muitos foliões acabam se descuidando na hora de aplicar algum produto no cabelo e no rosto, se esquecendo de verificar itens de segurança como autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), ou mesmo coisas mais comuns como a data de validade dos produtos. "O principal cuidado a tomar é sempre verificar se o produto utilizado, seja em casa ou em estabelecimento de beleza, possui autorização da Anvisa e os prazos de validade.  Faz-se necessário também muita cautela no momento da aplicação para não haver contato com os olhos”, destacou o médico.

Outro risco que a má aplicação de produtos capilares ou de beleza podem ocasionar é o surgimento de algum quadro de Conjuntivite Química, quando algum destes itens entram em contato com a superfície ocular, podendo levar desde uma irritação leve, coceira e sensação de corpo estranho até, em casos mais graves, dores intensas, baixa de visão severa e necessidade de tratamentos cirúrgicos. “A gravidade da conjuntivite química depende do tipo de produto, quantidade e tempo de exposição. Por isso, é de suma importância, logo após a exposição ao produto, a lavagem copiosa com água corrente e a consulta oftalmológica de urgência, para avaliação do quadro e limpeza de resíduos do produto que possam ainda estar presentes. Se possível, levar o produto para identificar com qual substância química ocorreu o acidente”, destacou Jordan Leite.

Cuidados com a visão

Para evitar problemas derivados do uso de cosméticos e outros adereços de carnaval, como glitter, maquiagens, dentre outros, o oftalmologista do Vilar aponta alguns cuidados que todos podem tomar durante a folia de carnaval. “Minha orientação é evitar ao máximo o uso destes produtos, desde pomadas capilares a cílios postiços. Caso não seja possível, procure sempre locais com referências e boas indicações para realizar as aplicações. Caso faça em casa, fique sempre atento para a qualidade e licenças dos produtos que irá utilizar”.

Outro destaque importante é para quem utiliza lentes de contato. "O principal cuidado deve ser com a higiene. Sempre utilizar produtos adequados e lavar bem as mãos. Evite também entrar em rios, mares e açudes com lentes de contato. Em relação ao tempo, não ultrapasse de 8-10h de uso diário (lentes gelatinosas) e jamais dormir com as lentes nos olhos”, reforça o especialista.

Fonte: Ascom

Facebook