Matéria / Geral

Governo do Piauí entrega 50 mil mudas de caju

A produção das mudas tem por objetivo fortalecer a cajucultura que é uma das atividades agrícolas de grande destaque e fonte de renda nos municípios

14/02/2023 | Redação
A cerimônia ocorreu no Viveiro Municipal Antônio de Rosa e contou com as presenças de agricultores / (Fotos: Governo do Piauí)

 

O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), e a Prefeitura de Ipiranga do Piauí entregaram, na sexta-feira (10), cerca de 50 mil mudas de cajueiro anão precoce no município.

A cerimônia ocorreu no Viveiro Municipal Antônio de Rosa e contou com as presenças de agricultores, autoridades municipais, do deputado federal Francisco Costa e do deputado estadual Francisco Limma.

A produção das mudas tem por objetivo fortalecer a cajucultura que é uma das atividades agrícolas de grande destaque e fonte de renda nos municípios, principalmente no semiárido.

 

Segundo a secretária de Estado da Agricultura Familiar, Rejane Tavares, essa produção é importante, pois é base do processo de fabricação da cajuína entre outros produtos derivados do caju. 

“Essa é uma experiência importante, pois é o próprio município desenvolvendo suas próprias mudas. Nós vemos nessa experiência uma grande oportunidade para que a gente possa fazer esse mesmo convênio com outras prefeituras de modo que a gente comece a ter uma autonomia na produção de mudas para os municípios. Então, a experiência de Ipiranga certamente será uma referência para um projeto de multiplicação de convênios com prefeituras”, destaca a gestora.

 

Segundo o prefeito de Ipiranga do Piauí, Elvis Ramos, para esse projeto ter êxito foi necessário investir em uma equipe especializada, mão de obra qualificada, além de ter condições agroclimáticas favoráveis, além da parceria do Governo do Estado.

“O projeto foi desenvolvido por meio da Secretaria Municipal de Agricultura onde inicialmente fizemos o treinamento com as pessoas e qualificamos a mão de obra. Esse projeto vem trazer para o agricultor uma oportunidade de melhoria da qualidade de vida, por meio do cultivo do cajueiro. Então, acreditamos que daqui a dois ou três anos esses cajueiros estarão produzindo e o produtor terá a oportunidade de fazer a comercialização da castanha, a produção de cajuína, doces e mudas”, afirma o prefeito.

 

Essa ação do município visa atender 250 famílias com o viveiro contendo 50 mil mudas da variedade do cajueiro anão precoce, o clone 76 da Embrapa.

O viveiro vai possibilitar o incremento de 100 a 200 hectares da cultura de caju em Ipiranga do Piauí, gerando emprego e renda nos próximos três anos.

A SAF possui o programa anual de distribuição de mudas que engloba os 12 territórios do Piauí. Com isso, a secretaria tem investido na produção da agricultura familiar para o fortalecimento da renda dos agricultores.

 

Fonte: CCOM Piauí

Repórter: Alisson Carvalho

Facebook