Matéria / Politica

Vereadora Dalva Mocó solicita a instalação de UTI Neonatal no Hospital Regional e requer um novo mutirão de cirurgias de catarata

Os requerimentos foram encaminhados ao Governo do Estado do Piauí e a Secretaria Estadual de Saúde

18/03/2023 | Redação
"A UTI é importante para que os pais possam acompanharem seus filhos em casos de urgência ou nos primeiros cuidados necessários" / (Fotos: Leandro Cruz)

 

A vereadora Dalva Mocó encaminhou solicitação ao Governador, Rafael Fonteles, e ao Secretário Estadual de Saúde, Antônio Luiz, requerendo a instalação de uma UTI Neonatal no Hospital Regional Justino Luz.

 

De acordo com ela, essa UTI é importante para que os pais possam acompanharem seus filhos em casos de urgência ou nos primeiros cuidados necessários:

"Quando ocorre algum problema com recém-nascidos ou crianças, os pais e familiares são obrigados a se deslocarem a Teresina e muitas dessas famílias não têm condições mínimas financeiras. Recentemente, houve o caso de uma criança que sofreu queimaduras e os pais fizeram campanhas nas redes sociais para que acompanhasse essa criança em UTI em Teresina. E aqui temos excelentes profissionais que são capacitados para trabalharem nessas urgências. Prova disso que quando foram instalados leitos de UTI, muitas vidas foram salvas", disse.

Assista a parte do pronunciamento:

 

Dalva Mocó também reivindica da Secretaria Estadual de Saúde que seja realizada um novo mutirão de cirurgias eletivas de catarata:

"Sabemos que ano passado houve um grande número de mutirões de catarata, mas sempre que andamos na zona rural somos cobrados por pessoas que necessitam dessa cirurgia que é custa de R$ 3 a 5 mil reais. Muitas dessas pessoas vivem apenas com um salário mínimo e não tem como pagarem. Então, peço a SESAPI que organize uma nova etapa de mutirão para garantir o direito a todas as pessoas". 

Facebook