Matéria / Geral

Check-up oftalmológico: Abra seus olhos para a saúde

Daniel Silveira ressalta que além de primar por um estilo de vida mais saudável, é essencial realizar check-ups periódicos para manter a saúde dos olho

19/03/2023 | Redação
Check-up oftalmológico: Abra seus olhos para a saúde / Foto: Ascom

Os problemas de visão fazem parte do mundo moderno. Além da genética, que predispõe o indivíduo a algumas doenças, as novas tecnologias, com maior exposição às telas, e uma alimentação industrializada, com baixa ingestão de nutrientes essenciais à visão, potencializam a probabilidade do ser humano ter algum tipo de problema visual.

Segundo o oftalmologista Daniel Silveira, especialista do Vilar – Hospital de Olhos, hospital que faz parte da rede Vision One, as pessoas devem ficar atentas a vários fatores que podem levar a doenças oculares. "Alguns problemas oftalmológicos podem ser sim pelo estilo de vida do paciente. Por exemplo, o uso de ferramentas tecnológicas como o celular, computador e tablet, que irradiam luz azul e prejudicial aos olhos. Ademais, há a introdução de alimentos industrializados, que são inadequados a uma dieta balanceada, a base de muito oxidantes e conservantes, e não contém nutrientes importantes como a vitamina A, essencial para a saúde ocular", ressalta.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), apontam que atualmente aproximadamente 285 milhões de pessoas no mundo têm a visão prejudicada, sendo que entre 60% e 80% poderiam ser evitados ou possuem tratamento.

Daniel Silveira ressalta que além de primar por um estilo de vida mais saudável, é essencial realizar check-ups periódicos para manter a saúde dos olhos.
 
"Para reduzir os riscos é importante melhorar o estilo de vida do paciente. Atividades físicas, fazer uma dieta mais balanceada, de preferência procurar profissionais nutricionistas, diminuir bebidas alcoólicas, evitar tabagismo, proteger os olhos de radiação solar.  Pacientes que também têm muita exposição às luzes azuis de smartphones, computadores ou tablets, de preferência usar lentes de óculos com proteção à luz azul, para refratar aquela luz maléfica, luz violeta, que leva malefício pro olho. E, o mais importante, a sua avaliação periódica com o oftalmologista", destaca o médico.

Além de manter os olhos mais saudáveis, em caso de doença o diagnóstico rápido propicia um melhor tratamento. "Doenças como o glaucoma, que causam a cegueira irreversível, pode ser retardada quando se faz o check-up anual. Vale ressaltar que é importante que os exames sejam precoces, pois há doenças que se desenvolvem desde a adolescência ou a infância, como o ceratocone, por exemplo", reforça o médico.

Check-ups dependem de cada paciente
Daniel Silveira explica que é recomendado que o check-up seja feito anualmente, quando não há problemas graves. "Mas quando esse não é o caso, é relevante o acompanhamento de 4 a 6 meses, tanto para adultos diagnosticados, quanto para crianças que apresentam problemas de grau na visão", ressalta.

E vale lembrar, qualquer sinal de alerta, o oftalmologista deve ser procurado. "Olho vermelho, baixa acuidade visual e dor nos olhos. Caso sejam identificados, não se deve tratar com colírio de outras pessoas ou com medicações caseiras, mas sim buscar acompanhamento médico", explica o oftalmologista.

Fonte: Ascom

Facebook