Matéria / Geral

Barragens transbordam em várias cidades do Piauí

Assista a reportagem da TV Cidade Verde

21/03/2023 | Redação
Esta é a segunda vez em menos de uma semana que a Chesf aumenta a vazão da barragem / (Foto: Cidade Verde)

 

A Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Eletrobras Chesf) vai aumentar a a partir de hoje (21), a vazão de saída no Reservatório de Boa Esperança, na Bacia do Rio Parnaíba, em Guadalupe.

O novo patamar passará de 800 metros cúbicos por segundo (m³/s) para 1.300 m³/s, devendo permanecer neste valor até nova reavaliação.

A ação acontece em virtude da previsão de ocorrência de chuvas na região, e da necessidade de seguir a curva de volume de espera do Reservatório de Boa Esperança estabelecida para o período, controlando seu armazenamento, que se encontra com 66,6% do volume útil até esta segunda-feira (20).

Esta é a segunda vez em menos de uma semana que a Chesf aumenta a vazão da barragem.

 

Barragem do Jenipapo transborda após intensa chuva nesta madrugada

Um vídeo que circula em grupos de WhatsApp, na manhã desta segunda-feira, 20, exibe a situação de transbordamento da Barragem do Jenipapo.

Na tarde de ontem outro vídeo postado por frequentadores já sinalizava que caso houve mais chuvas na região da barragem, ela poderia começar a transbordar.

Com a intensa chuva que não para desde as 3 horas da madrugada, o fenômeno do sangradouro hoje já começa a ser visto por quem visita a região da barragem, e atrai visitantes e curiosos.

O transbordamento eleva o nível de preocupação com a situação de regiões ribeirinhas, onde donos de roças e de propriedades plantam ou cultivam animais, ao longo das margens do Rio Piauí.

Com informações do Portal O Dia e Portal Cidade Verde

Facebook