Matéria / Geral

No Piauí, mais de 1.300 pessoas aguardam perícia para receber benefício do INSS

As principais demandas são as solicitações do Benefício de Prestação Continuada (BPC), os auxílios por incapacidades e pensão por morte

23/03/2023 | Redação
O Piauí é um dos estados com maiores índices de pessoas com pedidos na fila de espera / (Foto: 180 Graus)

Segundo dados do Ministério da Previdência Social, atualmente há 1.320 piauienses aguardando na fila de espera para receber o benefício no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O Piauí é um dos estados com maiores índices de pessoas com pedidos na fila de espera.

Entre os beneficiários que necessitam de análise pericial para serem liberados estão as solicitações do Benefício de Prestação Continuada (BPC), os auxílios por incapacidades e pensão por morte.

Posto do INSS
O especialista em Direito previdenciário Igor Miranda aponta as dificuldades que fazem o Piauí ser um dos estados com maiores índices de pessoas na fila de espera para a perícia médica. “A gravidade da situação na fila do INSS não é recente, dado que já se sabe da falta de peritos no Piauí e em diversos Estados, instabilidade no sistema, falta de inovações tecnológicas que agilizem o processo de perícia e outros problemas que vêm se arrastando por anos. E por isso precisamos lutar por justiça social, pois sabemos que muitas pessoas no Piauí estão aguardando o benefício previdenciário como sendo a sua única fonte de renda”, comenta o especialista.

No Brasil, o INSS acumula cerca de 996.867 pedidos de contribuintes que ainda não foram atendidos. Ou seja, a cada 100 mil habitantes, 566 estão na fila da perícia médica do INSS. Este mês de março entra como o maior número de pessoas na fila nos últimos quatro anos. Em 2021, no mesmo mês, eram mais de 630 mil brasileiros aguardando perícia. Já em 2022 o número ultrapassou 828 mil pessoas.


Fonte: Portal O Dia

Facebook